No domingo (07), foi comemorado o Dia do Jornalista. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética.

Conhecidas como , as notícias falsas têm tomado proporções cada vez maiores. Basta abrir o facebook ou whatsapp para ser bombardeado por “notícias”. Na verdade, trata-se de informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. Aí entra o papel do Jornalismo, que acima de tudo, tem a função de passar para o leitor ou telespectador os fatos com o maior equilíbrio e imparcialidade possível.

É nítido, o poder de persuasão dessas notícias e bem difícil o seu combate. A proliferação das fake News torna ainda mais valioso o trabalho de apuração dos fatos, o que vem mudando a rotina das redações dos jornais. Por isso, cada vez mais, profissionais reforçam o poder da credibilidade para combater a proliferação de notícias falsas.

Francielly Azevedo, chefe de redação do Paraná Portal, ressalta que, nesse momento, a apuração é ainda mais importante. “Nunca devemos comprar a primeira versão do fato e cair em informações que circulam nas redes socais. Além disso, é necessário ir atrás de fontes confiáveis”, alertou a jornalista que trabalha há 10 anos com comunicação.

Segundo Saulo Prado, editor do Plantão JTI, portal de notícias de Goiás, esse é o momento dos veículos de comunicação mostrarem que têm credibilidade. “Com tanta informação circulando, é necessário ter mais responsabilidade e bastante critério. Saulo tem 15 anos de atuação na área e se declara apaixonado pelo o que faz. “Não é trabalho quando é feito com amor”.

Os jornalistas Francielly e Saulo ainda ressaltam que a maneira mais efetiva de diminuir os impactos das Fake News é através da conscientização dos leitores, para que os mesmos, não acreditem que tudo que é divulgado na internet. Nesse combate, a chefe de redação do Paraná Portal citou o trabalho de alguns jornais. “Alguns portais se preocupam em mostrar o que é verdadeiro e o que é falso, ou seja, desmentido o que é divulgado”, pontuou. O G1 é um dos portais que presta este importante serviço desde que criou o projeto “Fato ou Fake”.

Agência Educa Mais Brasil