Uma máquina lava e seca é um equipamento extremamente útil e que traz grande facilidade ao dia a dia.

Afinal, essas máquinas possuem vários programas de lavagem, são econômicas no quesito consumo de energia, apresentam muita tecnologia e permitem que você inclusive programe seu funcionamento.

Além disso, são equipamentos bonitos, que agregam muita beleza à sua área de serviço.

Mas para que esses equipamentos continuem desempenhando suas funções de maneira adequada, é necessário que seja feita a e manutenção de maneira correta.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas importantes para que você consiga realizar a limpeza e manutenção da sua lava e seca de maneira adequada.

Confira!

 

1 – Limpeza Externa

A limpeza externa da lava e seca deve ser feita com pano úmido somente. Não é recomendado o uso de qualquer outro produto químico, uma vez que produtos químicos podem acabar afetando a estrutura externa, inclusive manchando o equipamento.
A aplicação direta de líquidos abrasivos ou produtos de limpeza diretamente no painel é também contraindicada.


2 – Limpeza Da Borracha

A borracha de vedação deve ser limpa constantemente, da mesma forma sugerida à parte externa: com pano úmido e macio.

Isso porque a aplicação de qualquer produto químico sobre a borracha de vedação pode ocasionar ressecamento ou alterar as propriedades físicas da borracha. Isso poderá prejudicar o fechamento correto da lava e seca.

Ao limpar a borracha, lembre-se de deixar a porta da sua lava e seca aberta, para que ocorra a secagem da limpeza e não haja formação de mofo ou odores desagradáveis.


3 – Limpeza Dos Filtros

Os filtros de detritos devem ser constantemente checados e limpos. Sugere-se que essa limpeza seja feita ao menos 6 vezes ao ano, mas depende do modelo e da marca, bem como o uso.

Roupas que tendem a soltar mais fibras tendem a acumular maior número de fiapos nos filtros, bem como pedrinhas, caso você constantemente lave roupas ou calçados que estiveram em contato com o solo.

O filtro está localizado, geralmente na porção inferior do equipamento, na parte da frente, mas sempre consulte o manual do seu produto para saber exatamente como proceder em relação à localização e limpeza dos filtros.


4 – Manutenção: Observe o Nivelamento

Para a manutenção da sua lava e seca, observe se o equipamento está nivelado. Caso você pretenda mover a sua lava e seca do local no qual ela está instalada, consulte o manual para saber como proceder, pois o nivelamento do equipamento é muito importante para que o equipamento exerça suas funções corretamente, evitando trepidações.

Para observar o nivelamento, preste atenção nos pés niveladores do seu equipamento e veja se eles estão alinhados. Caso contrário, utilize a chave apropriada que veio junto com o produto e faça o nivelamento dos pés.


5 – Sempre Observe Barulhos

Lava e Seca costumam ser extremamente silenciosas. Essa é uma das razões pelas quais esses equipamentos são tão indicados para quem mora em apartamento. Porém, se durante a lavagem houver algum barulho, observe se não há alguma moeda ou botão no tambor após a lavagem.

Esses objetos quando presentes durante a lavagem costumam causar muito barulho, até assustando o usuário, mas se forem retirados prontamente não costumam causar danos ao equipamento. Por isso, é importante sempre verificar as roupas antes da lavagem, para que não haja objetos soltos durante o ciclo.

Após a retirada de tais objetos, verifique o nivelamento do equipamento mais uma vez. Caso tenha havido algum desnível, nivele a lava e seca conforme já explicado no item anterior.

A manutenção da lava e seca é simples, bem como mantê-la limpa. São pequenas atitudes rotineiras que farão com que seu equipamento dure bem mais e execute todos os programas adequadamente.