Na onda da economia compartilhada, Campo Grande ganha espaços colaborativos
Novo ambiente compartilhado será inaugurado neste sábado (17)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Novo ambiente compartilhado será inaugurado neste sábado (17)
Chamados de coworking, tais locais permitem a convivência entre pessoas que podem não trabalhar na mesma empresa, além de agrupar empreendimentos que não são necessariamente do mesmo ramo de negócios. O conceito solucionar o problema de isolamento de profissionais autônomos que utilizam home office. O modelo pode elevar a produtividade e certamente traz novos contatos e possibilidades de negócios.
O formato mais conhecido é o que dispõe de salas privativas, salas de reunião, ambientes coletivos e outras instalações para uso temporário. Existem planos mensais de utilização dos recintos e é possível contratar espaços até por hora. Alguns exemplos de espaços colaborativos em Campo Grande são o CoCriativo, o Espaço Sedep e o Conectivo.
Economia criativa
Com ambiente descolado e um conceito de colaboração fixa, a Casa Nuvem é dedicada produtos e serviços ligados à moda e beleza e à decoração. O espaço compartilhado, que prioriza pequenas empresas e a economia criativa, será inaugurado neste sábado (17) agregando várias mulheres com trabalhos autorais. Com um nome diferente, que remete ao coletivo e à conectividade, a casa agrega as marcas Maria Karaguatá, Paula Garde Cabeleireira, Suzuki Lashes, Ludic e Pagu Shoes, todas de empreendedoras locais.
Há mais de um ano atendendo clientes no salão que funcionava em sua casa, Paula Garde e a sócia Stephani Demczuk procuravam um local para ter um ambiente mais espaçoso e confortável. Um imóvel no bairro Antônio Vendas, pertinho da Zahran, pareceu ideal para os planos. Quase que imediatamente, outras empreendedoras acreditaram no projeto.
“Como ela queria que todo o espaço da casa fosse utilizado, fechamos a parceria e começamos a trazer outras empreendedoras, o que acabou se tornando uma ‘nuvem’ de novas ideias, serviços diferenciados, além de muita moda e beleza, só que nada dentro de um padrão pré-estabelecido, e sim o modelo de negócios que acreditamos ser o mais viável e bacana”, conta a jornalista Daiane Libero, proprietária da Pagu Shoes.
O salão de Paula, que também é um espaço comum do empreendimento, conta com o que as empresárias chamam de NuvemSHOP. É um local com prateleiras destinado a venda de produtos de marcas parceiras das empreendedoras, como a Panapaná Decorações, com flâmulas, tricotins, quadrinhos, objetos decorativos e muito mais. Já a MugMe Canecas oferece canecas personalizadas, de séries, filmes e até memes que o pessoal adora.
“Todas as marcas da casa são de pessoas que começaram sozinhas, apenas com a vontade de ter um produto bacana e alcançar clientes. São empreendedores de pequeno e médio porte, mas que gostam da ideia da colaboração”, enfatiza Daiane. “A gente não queria um espaço para ter só um negócio, a gente queria agregar economia criativa”, acrescenta.
“Nunca anunciamos que teríamos salas para alugar. Conversando com amigas e conhecidas, sem querer, elas foram chegando”, descreve Paula. “A Luciana é minha cliente, que também atendia na própria casa e estava a procura de espaço”, conta ela sobre como a proprietária da Lu Suzuki Lashes, que oferece aplicação de cílios, chegou à casa.
Maria Celina, dona da marca Maria Karaguatá de colares feitos de cordas e peças em cerâmica, há cerca de 2 anos fazia de sua residência seu atelier e, através de uma conversa ficou sabendo da Casa Nuvem e agarrou a oportunidade. “No início eram apenas conhecidos amigos, mas o negócio cresceu e estava procurando um espaço”, conta Maria.
Serviço
Casa Nuvem – Inauguração
Endereço: Rua Professor Xandinho, 126, Bairro Antônio Vendas
Quando: 17 de março a partir das 15 horas
Quanto: Entrada franca
Atrações: Sorteios de brindes, discotecagem, sopa paraguaia, e muito mais
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.