Evento vai até dia 29 de abril

Ciência não precisa ser chata e, na verdade, desperta a curiosidade de crianças a adultos. Experimentos, aparelhos e até uma nave planetária estarão em de 31 de março a 29 de abril para a exposição interativa Xperience.

A mostra conta com um cenário colorido e divertido, onde todos terão acesso ao mundo prático dos experimentos científicos. Os artefatos satisfazem as mais diversas áreas da ciência: energia, elétrica e força gravitacional. Os experimentos mostram o dia a dia da ciência de forma descontraída e acessível, e ensinam através de brincadeiras.

O aparelho que arrepia o cabelo é o Gerador de Van Graaff, que é uma máquina eletrostática que produz tensões elevadas necessárias em aceleradores de partículas. Ao gerar tensões elétricas muito altas, cria-se o efeito de arrepiar o cabelo de quem toca na esfera metálica.

Para relaxar e aproveitar, tem o banco de pregos, ao sentar o visitante não terá sua pele perfurada, pois o peso ficará distribuído de forma igual em todos os pregos, o que reduz a pressão se fosse somente em um.

As bolhas de sabão, aquela brincadeira que toda criança gosta, também estará presente na exposição. Nesse experimento a pessoa ficará dentro do aro metálico que cria as bolhas, vendo a refração das cores que compõe o arco íris.

Além desses, o Xperience tem mais 16 aparelhos, como: o Vortex na Água, que cria tornados e furacões; Praxinoscópio, que explica como funciona o cinema; o Sopro que aprisiona; Órbitas, planetas; Espelho de ilusão convexo e côncavo; Testando os nervos (sirene); Energia muscular (bicicleta geradora); Teste sua habilidade (basquete); Looping; Comunicação sem fio (conchas acústicas); Transformação (virando gorila); Vamos girar (plataforma giratória); Fábrica de raios (máquina eletrostática); Caleidoscópio e Gruta Infinita.

A Nave Planetária

Exposição interativa de ciências traz 19 aparelhos e nave planetária à Capital

A atração tem tecnologia importada, três filmes dublados produzidos para o formato 360° em projeções Full HD e com os mais variados temas: universo, Big Bang, formação dos planetas e a Terra.

A exposição, que pode ser visitada diariamente no Shopping Bosque dos Ipês, das 10 às 22 horas, faz parte de uma parceria com a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Senai.

Serviço

Xperience – Ciência e Diversão
Data: 31 de março a 29 de abril
Horário: 10h às 22h  
Local: Praça Central – 1º piso – Shopping Bosque dos Ipês – Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Novos Estados.
Valor: Nave Planetária R$ 5,00