Com horta como laboratório, jovens aprendem ciência e praticam sustentabilidade

Estudantes participaram de oficina

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Estudantes participaram de oficina

Engana-se quem pensa que os jovens não interessam por temos como plantio, sustentabilidade e alimentação. Tendo uma horta como laboratório, alunos da Escola Municipal Fauze Scaff desenvolvem uma nova consciência e alguns acabam influenciando a família.

A escola mantém o projeto há diversos anos, o que proporciona ver a ciência em ação. Professor das turmas, o biólogo Rodrigo Borghezan, ressalta os ganhos no aprendizado. “A horta é nosso material de estudo. Desperta não só a consciência sustentável como traz um significado maior ao que é ensinado em sala. O conteúdo é observado na prática”, explica.

Com horta como laboratório, jovens aprendem ciência e praticam sustentabilidade

“Muitas vezes ele não tem acesso a um supermercado ou feira e encontram no mato muitas alternativas alimentícias, inclusive com valor nutricional muitas vezes melhor do que o que está disponível. Eles têm interesse nisso porque é novo e, às vezes, já têm uma relação com essas plantas, observam elas, mas nunca souberam que podiam comer”, esclarece.

O biólogo Rodrigo Borghezan é o professor responsável pela horta na Escola Fauze Scaff.​Além disso, os adolescentes desenvolvem outra relação com os alimentos. Conforme Rodrigo, eles têm uma percepção maior de que um vegetal pode ser cultivado e colhido e, não necessariamente, precisa ser comprado.

A horta da Escola Municipal Fauze Scaff, que é localizada no bairro Nova Campo Grande, não serve somente para o aprendizado dos alunos. Existe um programa de doação das mudas cultivadas, que são oferecidas para 150 famílias dos próprios estudantes.

Aprendizado fora da escola

Devido a este projeto do qual participam, estudantes do 6º e 7º ano da escola foram convidados a participar de uma oficina oferecida pelo Canteiros do Recanto. No local crescem as plantas cultivadas de forma sustentável e orgânica para o restaurante Recanto das Ervas. Na tarde desta quarta-feira (04), 13 adolescentes viram exemplos de compostagem, conheceram técnicas e até novas plantas.

Os estudantes ficaram encantados com o sistema de irrigação explicado pela engenheira agônoma Karla Nadai

 

Os jovens ficaram encantados com o sistema de irrigação, que asperge a água sobre as mudas e plantas. A engenheira agrônoma Karla Nadai, que é responsável pela horta, explica que desta forma o plantio não sofre com o impacto das gotas e auxilia na não proliferação de organismos, se alguma planta estiver infectada.

Karla, que há 20 anos se dedica a educação ambiental e agricultura natural, confirma o interesse dos jovens. “Apesar de falarem que eles estão distantes desta realidade, eles têm interesse por assuntos específicos, sobretudo por frutas”, relata.

Marcia Chiad, proprietária do restaurante Recanto das Ervas.A visita dos estudantes ao Canteiros do Recanto faz parte de um serviço oferecido pelo Recanto das Ervas. A proprietária do estabelecimento, Marcia Chiad, conta que oficinas já eram ministradas no próprio restaurante, porém, com a grande procura, ela decidiu levar a atividade para o local onde cultiva grande parte dos ingredientes que são usados na preparação dos pratos. “Nosso objetivo é disseminar o gosto e o cultivo de ingredientes orgânicos e estimular as pessoas a teres o próprio espaço em casa”, pontua.

Interesses e influências

Os adolescentes não somente se interessam pelo assunto, como também já se tornam influência para os familiares. É o caso do aluno do 7º ano, Vitor José Souto, de 13 anos, que ensinou a mãe a fazer compostagem. “A gente usa cascas de alimentos e cascas de ovo pra fazer adubo. Minha mãe põe nas flores e na muda de hortelã”, conta. 

Com horta como laboratório, jovens aprendem ciência e praticam sustentabilidade

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