Posse de animais precisa ser compatível com estilo de vida

Na teoria a ideia é maravilhosa: chegar em casa e seu cão, gato ou peixe está lá, esperando você animado, dando sentido a sua existência e fazendo companhia a sua vida de solteiro ou de quem comanda a própria casa pela primeira vez. Mas, na prática, ter pets é mais que simplesmente uma recepção calorosa, é algo que requer uma série de responsabilidades, até para evitar maus-tratos aos animais.

Por isso, mesmo sabendo que uma vida com animais de estimação pode ser simplesmente maravilhosa, é no mínimo prudente, antes de decidir ter um animal de estimação, ver se este momento da sua vida está devidamente harmonizado com as renúncias – sim, renúncias –  que ter um animal pode implicar. Afinal, ninguém nos puxa pelo braço para adotar ou comprar um pet. Confira as dicas do desta semana!

 

1. Tempo, tempo, mano velho

 

A primeira coisa a se analisar ao decidir ter um animal de estimação é se há disposição de trocar parte do tempo livre por atividades como levar o animal para o banho, escovar pelo, alimentar o animal e levá-lo para passear. São atividades diárias que se não fizermos pode trazer sofrimento ao pet. Logo, para não ser negligente com seu cão ou gato, pese bem qual é a sua prioridade. Falando em tempo, lembre-se que cães e gatos podem viver bastante, de 7 a 18 anos, dependendo de tamanho e raça. É responsabilidade para mais de década.

 

2. Quanto custa ou é por quilo?

(Reprodução/CatInTheBox)

 

Não importa se você comprou ou adotou seu pet. Você precisa entender que há custos, como visitas regulares (e inesperadas!) ao vet, castração, banhos, vermífugos, ração e brinquedos. Sim, não basta simplesmente levar um gato para casa e achar que ele vai se criar sozinho e que vai ser custo zero.

 

3. Hora de viajar

(Reprodução/Shutter)

 

Quem gosta muito de viajar, inclusive aos fins de semana, já sabe com quem pode deixar o animal? Tem aquele amigo que vai quebrar o ganho de cuidar do seu pet na sua ausência? Consegue pagar um petsitter ou um hotel para animais? É bom anotar na caderneta justamente para saber se o bicho de estimação é compatível com seu estilo de vida.

 

4. Chama o síndico!

(Reprodução/Getty)

 

Ok, você concordou com as questões anteriores, mas daí você chega no prédio onde mora e descobre que lá não pode ter animais. E agora, José? E mais: às vezes você até mora em um lugar que aceita animais, mas eventualmente precisa se mudar para um espaço onde ter animais é incompatível. É preciso, portanto, fazer projeções do futuro para saber o quão companheiro você será do seu pet. Lembre-se: um cão ou gato vive de 7 a 18 anos, em média.

5. Atchiiiiim!

(Reprodução/GettyImages)

 

Tem sido muito comum pessoas abrirem mão de animais durante a gravidez ou por se descobrirem alérgicas. Por isso, antes de obter um animal de estimação, avalie se ele é compatível com suas alergias ou com o modelo de maternidade que você quer para si, de forma que o bicho não se torne apenas um objeto descartável da decoração da sua casa. Seja humano e trate seu pet com o respeito que ele merece.