Confira as dicas e economize

Uma das partes mais complicadas de morar sozinho é arcar com as despesas de energia, já que, dependendo do mês, o consumo de eletricidade pode mudar bastante e trazer surpresas desagradáveis. Nos meses quentes, por exemplo, quando o uso de ar-condicionado ou de ventiladores costuma aumentar, o ‘relógio' de energia dispara e a conta pode sofrer aumento de até 100%.

Mas é possível fazer alguns malabarismos para além do ato de apagar as luzes: basta conhecer melhor a dinâmica de seus aparelhos eletrônicos para aprender as manhas de economia de energia. Sabia, por exemplo, que a sua TV em stand-by pode ser responsável por cerca de 12% da sua conta de energia? Pois é…

O desta semana, portanto, traz as dicas para você alcançar a economia e o controle da sua conta de energia. Confira as sugestões e coloque-as em prática!

 

Primeiramente, avalie sua fiação elétrica

(Reprodução/EasyDIY)

 

A perda de eficiência energética e o gasto em eletricidade pode variar em até 800% caso a fiação elétrica da sua casa seja muito velha. Supondo que quem começa a vida e está morando só pela primeira vez não tem uma casa própria, fica a dica para quando for alugar: informe-se sobre a última reforma na fiação.

 

Acabe com o stand-by

(Reprodução/EconomyTips)

 

Aparelhos que têm modo stand-by, como televisores, aparelhos de DVD, Blu-ray, micro-ondas continuam consumindo energia, mesmo se não estiverem em sua atividade principal. Pode ser pouquinho, mas se você tiver muitos equipamentos eletrônicos, o consumo pode se tornar significativo. Existem duas saídas nestes casos: a primeira, é ligar o aparelho à energia somente quando for usar. E a segunda seria usar um filtro de linha (régua) com botão on/off para esses equipamentos e ligá-los apenas para o uso (e evitar assim usar o plug).

 

Carregador na tomada: apenas NÃO!

(Reprodução/EasyTips)

 

Deixar o carregador do seu celular na tomada é um erro que também aumenta a conta final, além de causar grande risco de incêndio. Isso porque os carregadores não são simplesmente condutores de energia da rede para a bateria: eles possuem mini-transformadores que convertem a a tensão de saída para o gadget. Logo, mesmo que o telefone não esteja conectado, o carregador estará a todo vapor…

 

Troque lâmpadas incandescentes por modelos econômicos

(GettyImages)

 

Aqui nem tem mais segredo. Mas, embora as lâmpadas incandescentes tenham saído de linha no ano passado, muitas ainda estão no mercado e têm preço sedutor… Modelos econômicos, como as fluorescentes e as de LED – estas, mais modernas e que emitem bem menos calor, porém mais caras – são a melhor solução para a economia.

 

Acumule roupa para usar a máquina de lavar e o ferro de passar

(GettyImages)

 

Os dois equipamentos gastam muita energia. O ferro, em especial, demora um pouco para aquecer. Se fizer isso sempre que for passar uma roupa, o consumo de energia sempre vai aumentar. A dica, portanto, é acumular mais peças de roupa para lavar e passar tudo de uma vez.

 

Seja breve no banho (ou feche o registro)

(Imgur)

 

O chuveiro quente é o grande vilão da sua conta de luz, assim como qualquer equipamento que transforme energia elétrica em térmica – como o ar condicionado, geladeira e ferro de passar. Por isso, seja mais breve em seus banhos ou, pelo menos, feche o registro enquanto estiver ensaboando-se.

 

Faça a manutenção frequente dos eletrônicos

(GettyImages)

 

O ar-condicionado vai perder potência e resfriar menos se ele estiver com o filtro sujo, assim como a geladeira vai gastar mais energia para manter a temperatura se as borrachas estiverem gastas e deixando escapar o ‘frio'. Da mesma forma, geladeira próxima demais do fogão pode perder potência devido ao calor, já que o equipamento trabalha com troca de calor. Sendo assim, fique em dia com a manutenção dos aparelhos para não ter perda de eficiência e nem surpresas na conta de luz.