Saiba tudo sobre o móvel

Ao redor da mesa de jantar é que famílias se reúnem, degustam refeições e o móvel se torna protagonista de qualquer espaço destinado a esse fim. Além de muito útil, esse tipo de móvel precisa se adequar a algumas regras básicas na hora de caber no espaço e ser utilizado de uma maneira bacana por quem mora na casa. A designer de interiores Isabela Ribeiro explica que existem vários formatos e tamanhos à disposição no mercado. “Temos as mesas retangulares, os tipos mais usados, redondas, ovais e a mesa quadrada. A escolha do formato atende, além do espaço, ao gosto do cliente”, pontua. 

Segundo a profissional, se o espaço é pequeno, use um pendente baixo sobre a mesa ou uma luminária de piso e almofadas para acentuar o caráter de espaço mais intimista. Outra ideia é você usar o que já tem. “Ás vezes, tudo que sua mesa precisa para retomar o charme é de cadeiras novas e diferentes, que dão aquela ‘animada’ na sua sala de jantar”, acrescenta. 

A mesa retangular é o tipo mais comum e mais usado. Também é o melhor formato quando se precisa acomodar mais do que 4 pessoas. Já a mesa redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços com formato quadrado. “A mesa redonda é ideal para grupos pequenos”, indica a designer. Porém, uma mesa redonda muito grande, segundo Isabela, coloca uma distância muito grande entre as pessoas e dificulta na hora de se servir.

Já a opção da mesa quadrada, em moda recentemente por ser visualmente bonita, acomoda 8 pessoas mas só funciona em espaços generosos. Para 4 pessoas, uma mesa redonda funciona melhor. E por fim, a mesa oval é muito similar à mesa retangular mas ocupa menos espaço por causa dos cantos arredondados. “Na mesa oval, assim como no modelo redondo, fica fácil puxar uma cadeira e acomodar mais um convidado quando necessário”, analisa a designer.

Cores, formas e materiais

Madeira, metal, fórmica, laca, ou vidro? Qual material escolher? Segundo a designer, isso fica a critério do morador. “Uma mesa branca funciona tanto com espaços mais ‘clean’ quanto com os espaços com mais cores. O vidro também continua em alta, e super bacana para mesas redondas. Mesas retangulares muito grandes com vidro podem deixar uma sensação de ambiente carregado. 

Porém, além disso tudo, o conforto vem em primeiro lugar. “Verifique a altura dos assentos para que ninguém bata os joelhos no tampo da mesa ou fique com o tampo pelo pescoço ao sentar-se. Certifique-se também que ninguém será incomodado pelos pés da mesa. Em espaços pequenos uma mesa com pé central é mais confortável do que outra com quatro apoios”, explica.