Confira nossa coluna de  

O empoderamento feminino chegou no mundo do também. Hoje existem agências especializadas e roteiros e pacotes personalizados. Um nicho de mercado que cresce na mesma proporção que as mulheres buscam autonomia e bem estar. Sim, elas querem compras e não dispensam um outlet. 

Mas grupos de amigas, e até excursões só de mulheres, fazem crescer a busca por destinos exóticos, de bem estar e até espiritual. Isso porque elas já superaram a barreira do medo e insegurança de viajar a sós. Se você sempre teve vontade de reunir as amigas e ganhar o mundo, veja o que diz quem já está à frente nessa prática e saiba por onde começar.

Como é viajar somente entre mulheres? 

“Já imaginou como conversamos? Muito! É uma delícia. É divertido, tenso em alguns momentos, mas é sempre um aprendizado e tanto. Conhecemos sobre as outras e sobre nós mesmas, porque a essência de cada uma aflora com a convivência intensa”,conta a jornalista Fabiana Silvestre que sempre viaja com grupo de amigas. Recentemente foi para a Patagônia argentina com três delas e jamais trocaria por uma excursão fechada, comprada em uma agência. Mesmo com os típicos imprevistos de uma viagem. “Minha mala foi extraviada na chegada a El Calafate, bem pertinho do fim do mundo. Antes que me estressasse, cada amiga já se ofereceu pra emprestar um casaco, um par de meias, e fomos para o hotel”.

A experiência de viagens so entre mulheres lhe renderam muitos aprendizados que Fabi compartilha aqui na coluna. “Aprendi que a mala deve ser realmente leve (já contabilizando espaço para trazer lembrancinhas); mais que dois calçados é bobagem; fazer reservas poupa sempre transtornos; ter um mapa nas mãos é mesmo útil. Parceria, tolerância e calma são palavras de ordem. Não temos que fazer tudo juntas. Uma das amigas curte muito baladas noturnas. Ótimo! Eu, já gostava de acordar bem cedo e bater perna o dia todo, indo um pouco mais cedo para cama. Viajar com as amigas também tem isso: muito tempo juntas, compartilhando os gostos e interesses, mas também algum tempo de solidão, explorando o novo e depois trocando impressões. Ah, e imprevistos vão acontecer, mas podemos resolver, de um jeito ou de outro”.

Viajar sozinha ou com as amigas é ótima opção / Foto: Divulgação

 

Diário de Bordo

Mulheres pelo Mundo

O programa nasceu de uma mulher, claro, que gostava muito de viajar, mas nunca conseguia marcar as férias nas mesmas datas que as amigas. Foi então que Cleo Franco idealizou o Mulheres pelo Mundo um site que hoje já conta com mais de duas mil mulheres cadastradas com o mesmo interesse: montar grupos de mulheres para viajarem juntas. Os pacotes contam com alguns diferenciais específicos para mulheres como: roteiro exclusivo de compras, maior franquia de e todas as gorjetas inclusas. O tipo de coisa que os homens fazem nas viagens…
Mais informações: www.mulherespelomundo.com.br 

Viagem para Mulheres

Criado por Flávia mariano, o blog reúne dicas, sugestões, fotos e links sobre viagem desde a escolha do roteiro até a hospedagem, passeios, etc. O diferencial é que as dicas são bem práticas e lá você encontra coisas que nenhuma agência de turismo irá te falar, como, por exemplo: O que vestir na noite do comandante em um cruzeiro. Ou então, a coleção Santa Lolla de sapatilhas para viagem. O bom é que o site parece útil para marinheiras de primeira viagem para quem já é muito experiência com idas e vindas. 
Mais informações: www.viagemparamulheres.com  
 
Mulheres Aventureiras

Um dos primeiros sites de viagem focado em mulheres tem uma pegada bem diferente. Em vez de turismo de compras por Paris e New York, o site oferece pacotes como: caminhada no Butão, Safari na Tanzânia, ioga no Nepal, vivência em tribos indígenas, etc. E se garante com público pra isso, afinal, já são 30 anos no mercado. O site está em inglês, mas aceita mulheres do mundo inteiro.  
Mais informações: www.adventurewomen.com 

*Renato Lima é jornalista e personal travel. Já viajou por 25 países e está no quarto passaporte. É autor do blogwww.renatolalonge.wordpress.com  Publica todas as quartas sobre viagens, turismo e vida no exterior. Fale com o autor: [email protected] (67) 99245-7574.