Recurso está no ar desde 2015

A novidade começou no ano passado, mas a moda só parece estar pegando agora: cada vez mais usuários do Facebook estão trocando suas fotos de perfil por vídeos de até 7 segundos, que aparecem como uma fotografia normal, e ao serem clicados, são abertos em uma janela maior mostrando a interação audiovisual.

“Adoro essas ‘invencionices’ do Facebook e achei que poderia ser bem legal ter um vídeo meu ao invés de foto, um algo a mais”, acredita o estudante Ivan Silva, 28, de Campo Grande, que utiliza a ferramenta.

Ele também se identifica com o recurso por gostar muito de utilizar o Snapchat. “O ‘Snap’ além de tudo traz efeitos e brincadeiras de vídeo, e é bem legal ter esse recurso em outas redes sociais”, afirma. 

A opinião é partilhada pela usuária e empresária Amanda Elias, 31. “Adoro o Snap, acho que os recursos do Facebook poderiam ser parecidos. No caso do vídeo na foto do Facebook, achei bem interessante e você acaba se diferenciando das fotos estáticas”, diz. 

Vídeos em alta

Sabe fazer? Cada vez mais gente troca a foto de perfil no Facebook por vídeoPara quem não sabe, o Snapchat é um aplicativo que funciona nos celulares promovendo a interação e troca de informações através de vídeos temporários, que duram poucos segundos. Febre entre os famosos, inspirou mudanças em outras redes sociais. Além de fotos e vídeos, o Snapchat também possui outros recursos, como o app “Lenses”, que são filtros divertidos para fotos que permitem adicionar efeitos exclusivos para selfies e outras imagens. Outra função é chamada de “Geofiltro”, filtros que só podem ser usados em locais específicos do mundo. 

Outra coisa que deixou os usuários do Facebook mais animados foi a inclusão do uso de GIFs (pequenas animações de poucos segundos nas fotos), e o vídeo no perfil pode ser uma espécie de GIF, já que dura poucos segundos e pode ser gravado na hora através da câmera frontal do aparelho celular, ou o usuário pode escolher um vídeo de seu acervo de imagens do próprio celular. O recurso funciona nos sistemas Android e IOS e é muito simples de ser utilizado. A partir do momento que o usuário escolhe colocar um vídeo ao invés de foto na foto do perfil, um pequeno símbolo de vídeo aparece ao lado de sua foto se alguém entra em seu perfil. Para ver o vídeo da pessoa, basta clicar na foto de perfil. 

 

Vídeo é visualizado antes de ser postado / Foto: Techmundo/Divulgação