Evento acontece dias 21 e 22 de maio, no Círculo Militar

Sabe aquele sujeito tímido e desengonçado, que se debruçava sobre histórias em quadrinhos e era fã de filmes de ficção científica nos anos 70 e 80, que geralmente seguia isolado em círculos sociais e que até mesmo sofria discriminação pelos gostos peculiares? Então, ele mudou. Com o passar dos anos, e com o número cada vez mais crescente de adeptos do que é conhecido como ‘cultura geek', essas pessoas se reuniram em grupos e fortaleceram um nicho absolutamente sui generis, cuja existência não tem prazo de validade.

Até a alcunha mudou, com uma certa repaginada, claro: quem antes era conhecido como ‘nerd' hoje atende por um nome mais sofisticado, ‘geek' – e saiu completamente do armário. Prova disso são os eventos que celebram essa identidade e que fomentam uma cultura superlocalizada para jovens (e não tão jovens!) que se voltam não só aos ícones nerds de 30 ou 40 anos atrás, mas às novas tecnologias, estilos musicais e novos referenciais do nicho, como Harry Potter, Pokémon e personagens de anime.

, claro, reconhece esse fenômeno e tem o seu próprio evento, que reúne milhares de pessoas a cada edição. Realizado há três anos, a Parada Nerd é quem sintetiza todas estas tendências na cidade e assim como nos festivais Brasil a fora, é realizada pelos próprios fãs e seguidores da ‘cultura geek'. O evento acontece neste fim de semana, dias 21 e 22 de maio, no Círculo Militar, na Avenida Afonso Pena. A estrutura é toda pensada para o fã passar o dia por lá, tem alimentação, cantinho de descanso e muita, muita informação para consumir.

Só que nesta terceira edição, a coisa ganhou corpo. No lugar de uma escola que cedia espaço para a realização, a Parada Nerd acontece no espaço mais nobre do Círculo Militar. As atrações, como dubladores de animes, também confirmaram presença e a programação tem desde palestras até um youtuber de sucesso, Cauê Moura, que estará no segundo dia do evento.

“Neste ano, a Parada Nerd precisou até recorrer a um espaço maior, porque além de ser mais amplo, possibilita bem-estar, mais atrações e estandes. A gente também está com uma estrutura organizacional mais interessante, que faz com que tudo renda mais”, relata Alex Tominaga, um dos organizadores da Parada Nerd.

Todas as tribos

Concurso de Cosplay dos anos anteriores / Divulgação fenômeno da cultura geek parece não ter freio e conquista cada vez mais novos adeptos, à medida em que se torna o campo de exploração cultural cada vez maior. Afinal, os referenciais aumentam a cada dia, sem excluir qualquer um que já esteve na ‘crista da onda', digamos assim. Por exemplo, a franquia continua um dos maiores referenciais do nicho desde sempre, mas há espaço até para os ícones das novas gerações. E aí pode colocar na lista Harry Potter, super-heróis da Marvel e até aqueles oriundos do japão, como animes, mangas, música e vários outros produtos.

Este, talvez, seja o grande diferencial da Parada Nerd: aglutinar todas as tribos num mesmo ambiente, proporcionando entretenimento e conhecimento para todos. “Isso tá com a gente desde quando a ideia surgiu, lá em 2009, pertinho de quando começaram a surgir os filmes de heróis, superproduções de Hollywood, que a gente sabe que trouxe mais gente para esse universo. E a nossa proposta era fazer, mesmo, algo geral, para todos os públicos, desde a geração antiga a quem gosta de cultura oriental, música coreana… E assim foi em 2014, na nossa primeira edição”, aponta Timinaga.

Youtuber e Concurso de Fantasias (cosplays)

Uma das grandes atrações do evento este ano é o youtuber Cauê Moura, que costuma falar bastante sobre a cultura geek em seus vídeos. “O Cauê é um dos primeiros youtubers e começou fazendo vídeos mais pessoais, algumas paródias e de muita coisa nerd. Geralmente os vídeos deles são bem polêmicos, mas é uma forte referência no meio, seguidores no Brasil inteiro. O pessoal com certeza vai curtir”, afirma o organizador.

Outro ponto da programação incrementado foi o concurso de cosplays, um dos pontos máximos de qualquer evento do ramo, acontece no segundo dia de evento e é a chance que os participantes têm de mostrar o talento em representações fiéis, até performáticas, de personagens de histórias em quadrinhos e animes. Este ano, o prêmio máximo de duas categorias, que contemplam ‘melhor caracterização' e ‘melhor performance', é viagem de avião com hospedagem inclusa para São Paulo, onde ocorrerá, em julho, um dos principais festivais do segmento, Anime Friends.

Serviço – A Parada NErd 2016 acontece neste sábado (20) e domingo (21), no Círculo Militar. Toda a programação e preço de ingressos você confere no link a seguir: www.paradanerd.com.br/