Foi o terceiro entregue neste ano

 

O trio composto pelo francês Jean-Pierre Sauvage, o britânico James Fraser Stoddart e o holandês Bernard Feringa, foram os ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2016, pelo desenvolvimento de máquinas moleculares. O prêmio foi anunciado nesta quarta-feira (5) na Suécia.

Em estudos separados, eles desenvolveram estudos que levaram ao desenvolvimento de estruturas moleculares capazes de executar movimentos controlados com o fornecimento de energia. Essas moléculas funcionam como minúsculos elevadores e motores, como músculos artificiais.

“Esse prêmio é sobre as menores máquinas do mundo”, disse Goran K. Hansson, secretário-geral da Academia Real de Ciências da Suécia, ao anunciar o prêmio. As máquinas moleculares são estruturas tão pequenas que um fio de cabelo tem uma espessura cerca de mil vezes maior do que elas.

Membros da Academia Real de Ciência da Suécia apresentam os laureados com o Prêmio Nobel de Química de 2016  (Foto: News Agency/Henrik Montgomery/via Reuters )

Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, em termos de desenvolvimento, o motor molecular está no mesmo estágio que o motor elétrico estava nos anos 1830, quando os cientistas exibiam várias rodas e manivelas rodando, sem saber que elas levariam ao desenvolvimento de trens elétricos e outros equipamentos que se tornaram essenciais na atualidade.

“Máquinas moleculares vão provavelmente ser usadas no desenvolvimento novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia”, afirmou a instituição.

O primeiro passo para as máquinas moleculares foi dado em 1983, por Sauvage, que conseguiu ligar moléculas em forma de anéis para formar uma corrente. O segundo passo foi dado em 1991, por Stoddart, que conseguiu passar um fio por um anel molecular, produzindo um eixo molecular que permitiu produzir elevadores moleculares, músculos moleculares e chips de computador com base molecular. Feringa foi a primeira pessoa a desenvolver um motor molecular, em 1999.

 

Semana de Premiação

Esse é o terceiro Nobel entregue neste ano, após o de Medicina, dado ao o japonês Yoshinori Ohsumi, e o de Física, ao trio de cientistas britânicos David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz. Na próxima sexta-feira (7) será anunciado o vencedor do Nobel da Paz, e no dia 13 de outubro, do de Literatura.