Variedades

‘Nazaré Confusa’ vira meme mundial e brasileiros ficam com ciúmes da repercussão

Personagem foi interpretada por Renata Sorrah em 'Senhora do Destino'

Guilherme Cavalcante Publicado em 16/10/2016, às 13h37

None
nazareconfusa.jpg

Personagem foi interpretada por Renata Sorrah em 'Senhora do Destino'

A vilã mais cômica de todos os tempos da telenovela brasileira foi descoberta pelo mundo. Nazaré Tedesco, a personagem de Renata Sorrah em 'Senhora do Destino' (2004) ganhou as redes sociais do globo. É que um dos memes mais célebres dos últimos tempos, o 'Nazaré Confusa', passou a ser usado também pelos gringos e se tornou febre por lá.

O meme, no caso, é o gif acima, que mostra a personagem aparentemente confusa. De acordo com a trama, a cena representa um momento em que, após ser presa, Nazaré relembra de um diálogo com outra personagem, Viviane, vivida por Letícia Spiller.

Nas redes sociais brasileiras, o gif é utilizado para expressar momentos de confusão. Na gringa, o sentido é o mesmo e sua utilização ganhou força nos recentes embates entre os presidenciáveis dos EUA, Hillary Clinton e Donald Trump. Milhares de usuários do Twitter passaram a compartilhar o 'olhar perdido de Nazaré'. Algumas publicações chegaram a ser compartilhadas cerca de 50 mil vezes.

Repercussão

'Nazaré Confusa' vira meme mundial e brasileiros ficam com ciúmes da repercussãoDe acordo com o UOL, apesar de terem aderido ao 'Nazaré Confusa', ninguém na gringa tem ideia de quem seja Renata Sorrah. Alguns confundem com Sarah Paulson ou Julia Roberts, ambas atrizes de renome nos Estados Unidos, mas ninguém acerta quem é a 'Confused blonde' (loira confusa, traduzido do inglês). Os brasileiros até ficam com ciúmes, levando em conta que Nazaré é meio que patrimônio do país dos memes (sim, no caso é o Brasil, mesmo).

Mesmo que Nazaré já seja uma espécie de 'entidade' para brasileiros, Renata Sorrah revelou surpresa com a repercussão. "Olho para um lado e para o outro, sei lá o que é, um meme, né? Não sabia, não tinha noção disso. Sei que faz muito sucesso no Brasil. Todo mundo acompanha, tem vários memes de várias coisas, é uma loucura, mas que tinha ido para os Estados Unidos eu não sabia, eles não sabem quem é", declarou a atriz ao UOL.

Não é a primeira vez que a atriz cai nas graças da internet, a propósito. Nos anos 2000, uma das personagens que interpretou, Heleninha Roitman, em 'Vale Tudo' (1985) foi alvo do projeto musical Las Bibas From Vizcaya, que dublou algumas cenas clássicas da personagem numa espécie de trilogia chamada 'Vale Tudo Fia'.

Jornal Midiamax