Variedades

Na arte do ‘faça você mesmo’, a bricolagem é prática na decoração e renovação de casa

Termo surgiu nos Estados Unidos

Daiane Libero Publicado em 09/08/2016, às 11h26

None
bricolagem_aprenda_a_fazer_voce_mesmo_a3f5_original.jpg

Termo surgiu nos Estados Unidos

Na arte do 'faça você mesmo', a bricolagem é prática na decoração e renovação de casaVocê já ouviu falar de bricolagem? O termo é um pouco desconhecido dos brasileiros mas nos Estados Unidos é algo muito comum. A bricolagem é a prática de pequenas reformas e trabalhos sem ajuda de profissionais como jardineiro, pintor ou eletricista, realizando um DIY ("do it yourself" – tradução para "faça você mesmo"). 

"O brasileiro tem o costume de contratar um profissional para fazer pequenas reformas na casa, o que gera um gasto financeiro e muitas vezes o resultado não é bem o planejado. Seguindo instruções e manuais o trabalho torna-se ainda mais simples, econômico e longe de ser aquele bicho de sete cabeças", afirma Marco Antonio Capozzielli, diretor da BCF Plásticos, empresa que disponibiliza manuais de bricolagem na montagem de móveis e utensílios. 

O conceito é aplicado diariamente nos Estados Unidos desde a década de 1950. Na época, com o encarecimento da mão de obra, surgiu a necessidade das próprias pessoas resolverem pequenos reparos e manutenções em suas casas, sem o auxilio de um profissional especializado, as indústrias também se adaptaram a essa situação, levando facilidades na hora da montagem de produtos. 

Com isso, as pessoas acabam tendo as ferramentas em casa e criando o hábito de realizar esses pequenos trabalhos de reforma e renovação da casa. Com o tempo, tornou-se um hobby para muitas pessoas, trazendo prazer e satisfação para quem o executa.

Jornal Midiamax