Alternativas naturais como ervas e chás vão deixar sua casa cheirosa

 

Manual dos Solteiros: tenha uma casa perfumada sem precisar gastar muitoOk, você até é marujo de primeira viagem, mas já consegue manter as coisas limpas, organizadas e minimamente decoradas. Quer dizer, você está bem próximo do que a gente costuma chamar de um lar – aquele espaço gostoso para o qual é maravilhoso retornar depois do trabalho, para colocar um som da hora e tomar um cálice de vinho ou uma cervejinha, quem sabe?

Bem, detalhes à parte, talvez seja a hora de um próximo passo: aromatizar ambientes e espaços da sua casa. E muito embora isso seja a coisa mais fácil (se você tiver cerca de R$ 60 para comprar vidrinhos, difusores e essências – um para cada ambiente, mais os sachês de perfume à R$ 12 para cada gaveta – em alguma loja do shopping, fazer com que cada ambiente dê o seu recado olfativo e de maneira mais econômica é absolutamente possível. Confira algumas dicas que o preparou!

Quartos e ambientes fechados

Saches de ervas que você mesmo pode fazer para perfumar gavetas (CasaDecor/Reprodução)De fato, os aromatizados de loja são bem mais práticos, mas a gente recomenda o caminho inverso por uma questão de… Amadurecimento, digamos assim. Em vez do Shopping, o lugar onde você precisa ir é numa floricultura próximo à sua casa e/ou no Mercadão do seu município. E essa é basicamente a parte interessante disso tudo: bater perna, conhecer lojas e pessoas pela cidade.

Para manter um ambiente perfumado sem precisar recorrer a produtos químicos ou essências caras, é preciso, então, que você visite a floricultura. Normalmente, esses lugares dispõem de folhas e pétalas de flores. Dê preferência as já secas, que você simplesmente põe numa caixinha ou num vidro bonitão.

Gavetas e guarda-roupas

Cascas de laranja e de limão vão deixar suas roupas com cheiro agradável. Você pode, ainda, fazer uma mistura de casca de laranja, limão e lima, colocar num saquinho de feltro. Dái basta borrifar um pouco de álcool e esfregar as raspas contra as ‘paredes' do saquinho. Troque quando achar que o cheirinho enfraqueceu.

Outra possibilidade é fazer os mesmos saquinhos, mas com sementes de algumas ervas aromáticas que você encontra em casa de ervas ou no Mercadão. Dê preferência à erva doce, patchouli, camaru-do-amazonas, ponha no saquinho de feltro, decore com um lacinho da sua preferência e: voilá, gaveta perfumada.

Banheiros e cozinha

Chá de canela e cravo-da-índia tira o odor de fritura da cozinha (ThinkStock)

 

Colocar galhios de eucalipto no banheiro, principalmente próximo ao chuveiro, vai fazer com que o banheiro fique mais perfumado, isso porque o vapor do chuveiro vai entrar em contato com os galhos e liberar o aroma.

Já na cozinha, o eucalipto também pode ser utilizado. Pode até misturar com maços de orégano, deixar em algum lugar discreto, e ir trocando com o tempo. Para fugir do cheiro de fritura, basta aquecer um punhado de canela numa frigideira, ou fazer um chá de cravo-da-índia, que o perfume já será outro.

Na geladeira, o objetivo já é eliminar cheiros e para isso o segredo está também na prevenção: alimentos sempre bem fechados nos vasilhames – o que também previne contaminações – e sachês de carvão ativado, que absorve odores.