Variedades

Google anuncia oficialmente o Android N: você consegue adivinhar o nome?

Há um título forte que está sendo considerado pelos especuladores: Nutella.

Marithê Lopes Publicado em 10/03/2016, às 11h59

None
Foto: Divulgação

Há um título forte que está sendo considerado pelos especuladores: Nutella.

Semanas antes do Google I/O 2016 – que vai acontecer durante o mês de maio –, a Gigante das Buscas decidiu liberar a versão para desenvolvedores do Android N, a próxima atualização do sistema operacional da companhia. O sucessor do Marshmallow ficará disponível para aqueles que estiverem participando do Android Beta Program – disponível em breve –, uma iniciativa que convida usuários e programadores a testarem as novidades do update antes de ele ser liberado oficialmente.

 Android N… Nutella?

Como acontece todos os anos, a Google faz mistério quanto ao nome do sistema operacional antes de revelar oficialmente o que a letra final significa. Mas, como também aconteceu nas versões anteriores, há um título forte que está sendo considerado pelos especuladores: Nutella.

Há alguns motivos para acreditar que esse seja o nome adotado pela Google. O adiantamento para maio do Google I/O 2016, que geralmente acontecia em junho, é um bom indicativo. Dessa forma, a empresa poderia aproveitar o período da Páscoa, que tem tudo a ver com o creme de avelã e chocolate Nutella, para fazer uma associação com o sistema operacional, mesmo que revele o nome oficialmente apenas no evento.

Outro indicativo é uma "dica" que Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior da divisão de Android, deu através de sua página no Medium. No último parágrafo do texto, o executivo usa a expressão "nut tellin' you yet" ao fazer referência ao nome da atualização do sistema operacional.

A expressão é uma forma informal de “not telling you yet”, que significa “não vamos contar para você ainda”. Alguns acreditam que o fato de Lockheimer ter utilizado propositalmente a variação “nut tellin'” é um indicativo claro de que o Android N será chamado de "Nutella".

Aparelhos compatíveis

Ainda não é possível dizer quais serão os aparelhos compatíveis com o Android N, especialmente considerando que há diversas marcas que utilizam o sistema operacional. Embora saibamos que os principais tops de linha de cada fabricante – como o Galaxy S7/S7 Edge e o LG G5 – receberão esse update, fica a dúvida de quais dispositivos vão ser agraciados.

Como de costume, os aparelhos da linha Nexus – ao menos os mais recentes – serão os primeiros e estão na lista de garantia para o update. Nessa fase inicial de teste da versão Beta do Android N, os seguintes aparelhos poderão instalar a atualização:

Tela dividida

Entre as principais mudanças trazidas pelo Android N, o suporte a múltiplas janelas é a maior delas. Embora não seja uma novidade no mercado de smartphone e tablets, essa alteração está chegando pela primeira vez em aparelhos com Android puro, permitindo que os usuários possam trabalhar com duas janelas ao mesmo tempo.

Jornal Midiamax