A propaganda mostra jovem negro sendo “lavado” até se tornar oriental

Após causar polêmica com um comercial em que um rapaz negro era “lavado” até se transformar em oriental, uma marca chinesa de detergentes pediu desculpas e lamentou a repercussão do caso. De acordo com o jornal português Diário de Notícias, a companhia de cosméticos Leishang afirmou que “condena a discriminação racial”.

A empresa culpou o que chama de “hipersensibilidade ocidental” e afirmou que pretendia “recorrer ao exagero artístico para fazer comédia”. A Leishang disse ainda, em nota oficial à imprensa, que se responsabiliza “pelo controverso conteúdo”. O anúncio chegou a ser considerado por veículos ocidentais como “o mais racista da história”.

No comercial, o rapaz negro é seduzido por uma jovem chinesa, que assobia e pisca o olho para ele. Ao tentar beijá-la, ele é repreendido e jogado em uma máquina de lavar roupas. Depois do processo de “lavagem”, um chinês sai da máquina, gerando empolgação na garota. A empresa retratou-se”pelo dano causado ao povo africano e pela difusão e amplificação feitas pela imprensa”.