Conceito da ‘decor’ industrial continua tendência nos lares após surgir nos anos 50

  Saiba mais sobre esse estilo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 

Saiba mais sobre esse estilo

O tipo de decoração “industrial” não é algo exatamente novo no design de interiores, mas continua sendo uma tendência apreciada no mundo inteiro. A ideia de utilizar galpões e estúdios em lares foi o motor da criação desse tipo de decoração, entre os anos de 1950 e 1970 na Europa e Estados Unidos, quando a revolução industrial se fortificou e houve um aumento populacional intenso. Buscando moradias, as pessoas começaram a transformar esses espaços para providenciar aconchego e um verdadeiro lar. A decoração veio de encontro a isso. 

Segundo a designer de interiores Angela Monteiro, o estilo se adapta ao Brasil sem problemas. “Dentro das características da decoração industrial estão: tijolos à vista, tubulações aparentes, madeira, metal e concreto, para criar uma casa contemporânea, além de uma integração de ambientes”, explica. Ela afirma que essa integração também é importante no sentido de que a maioria dos galpões não tinham paredes de divisão como uma casa normal, criando-se então o conceito do “loft”, aquele espaço onde os cômodos não são divididos.

Porém, segundo ela, é preciso ter um equilíbrio. “Não é apenas deixar as paredes sem pintura e deixar os tijolinhos a mostra para deixar um ar industrial. Os acessórios e móveis precisam estar em harmonia com a decoração, caso contrário, a sensação é de excesso. Se exagerado, o ambiente fica pesado e sem vida. É importante levar uma questão em consideração: como aproveitar a tendência do estilo industrial sem que a casa fique com cara de ferro velho?”, enaltece. Reciclar também é um “bônus” desse estilo. “Além do ar minimalista, muitas peças podem ser aproveitadas, peças rústicas e móveis antigos que podem ser reformados”, acrescenta. 

Para diminuir o “peso” de objetos de metal ou madeira muito rústica, a decoração deve vir acompanhada de móveis aconchegantes e estofados diferentes, que tragam o conceito do conforto. Móveis antigos podem ser mesclados com alguns com o design mais moderno que o estilo industrial. Por fim, plantas para ambiente interno podem trazer o tom de verde que “quebra” o cinza industrial. 

Conteúdos relacionados

merenda alimentos