Na Capital, cerimônias incluem Lava Pés e encenações da Via Sacra

 

Celebração da Páscoa agrega missas e cultos variados e encenações de evangelizaçãoAs Igrejas de Campo Grande se preparam a partir de hoje (24) para celebrar a e todas as cerimônias que culminam e se encerram no domingo (27). Segundo Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande, é um dos pontos altos do calendário cristão. “A Páscoa é o centro do ano litúrgico. Na verdade, os católicos se preparam para esta data durante toda a quaresma, de uma maneira mais intensa, na Semana Santa, quando há o tríduo pascal”, explica.

Na Arquidiocese de Campo Grande, a celebração da Semana Santa começou no dia 20 e termina dia 27. Se iniciou formalmente no “Domingo de Ramos” (20), celebrando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. No dia 27, domingo de Páscoa, será celebrada a ressurreição de Cristo. Hoje se realiza a Missa do Crisma, com a chamada “Bênção dos Santos Óleos” em Bandeirantes – a 70 km da Capital. 

Amanhã se realiza a missa “Celebração da Paixão de Cristo”, com a presença do arcebispo em Campo Grande, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia. No sábado de “Aleluia”, realiza às 20h a “Vigília Pascal”, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Paróquia Santo Antônio. Por fim, a Missa de Páscoa será realizada a partir das 9h na Paróquia Cristo Luz dos Povos, e depois na sede dos Arautos do Evangelho às 17h, no bairro Rita Vieira. 

A Santuário de Nossa Senhora da Abadia fica na rua Cel. Cacildo Arantes, 408 – Chácara Cachoeira.  A Catedral Nossa Senhora da Abadia e Paróquia Santo Antônio fica na  Travessa Lydia Baís, sem número, Centro. A Paróquia Cristo Luz dos Povos fica na Av. Bandeirantes, 2306 – Bairro Nova Bandeirantes. Informações: (67) 3261-1192.

Mais programações

No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a celebração começa hoje, às 19h, na missa de Lava Pés. “Na Quinta-feira Santa lembramos a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto. Nessa ocasião Jesus faz a instituição da Eucaristia (cria a missa) e cria também a ‘figura' do sacerdote, do padre”, explica o Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário.

No dia seguinte, na Sexta-feira Santa, será a celebração da morte de Jesus com a Paixão do Senhor, às 15h. Além da Celebração, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizará uma Via Sacra nas ruas do bairro Amambai, às 19h, e contará com a encenação do caminho percorrido por Jesus Cristo. 

No Sábado, o Santuário celebra a Vigília Pascal às 19h. “É dia de espera. A noite das luzes. Todos levam velas para fazer a vigília. Faz-se leituras bíblicas desde o antigo testamento até o novo, lembrando que Deus é bom, é fiel”, ressalta o padre. A Semana Santa se encerra com o Domingo de Páscoa e uma missa que começa às 7h, e acontece também às 10h, 16h, 18h30 e 20h, finalizando com uma procissão. 

Dentre as evangélicas e batistas, a Igreja Batista Memorial realiza em seu espaço alternativo, neste sábado e domingo, a encenação teatral “Autor da Vida”, que fala sobre a palavra de Cristo e sobre a Paixão de Jesus pelo ser humano. A peça acontece, no sábado, às 19h30, e no domingo às 19h. A Igreja fica na rua Treze de Maio, 4418, na região central. A Igreja Universal do Reino de Deus realizará cultos no sábado e domingo em todas as suas unidades, a partir das 16h.