Variedades

Books de cachorros resgatados fazem o número de adoções aumentar

Prefeitura de Piraquara fez 2 campanhas com ensaio fotográfico neste ano

Daiane Libero Publicado em 04/05/2016, às 16h27

None
cachorro2.jpg

Prefeitura de Piraquara fez 2 campanhas com ensaio fotográfico neste ano

Uma iniciativa simples impulsionou a adoção de cachorros resgatados pela Prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, neste ano. O setor de comunicação da administração municipal se mobilizou para fazer uma campanha diferente: alguns dos cães ganharam um ensaio fotográfico.

Os dois books foram postados na página da prefeitura no Facebook e repercutiram rapidamente. O primeiro, divulgado em fevereiro, teve quase dez mil compartilhamentos e quatro mil curtidas, além de centenas de comentários, mais de 500. O interesse pela adoção foi tão grande que a administração municipal decidiu fazer uma campanha de adoção logo depois do lançamento do ensaio fotográfico na rede social.

Foram 16 adoções em um único evento – o número parece irrisório se comparado à quantidade de compartilhamentos e de curtidas no Facebook, porém, se confrontado à média de cachorros adotados em um mês, ele é relevante. Durante todo o ano de 2015, foram doados 46 animais. Juntando as duas campanhas feitas em 2016, em fevereiro e em abril, foram 28 adoções – que representam mais da metade de adoções ocorridas no ano anterior. 

O segundo book, fotografado no mês passado, teve uma repercussão menor no Facebook. Foram 730 compartilhamentos, 336 curtidas e 42 comentários que resultaram em 12 cachorros adotados.
Em uma feira de adoção normal, realizada sem o álbum de fotos profissionais, o número de animais adotados é bem menor. Em janeiro, foram três adoções; em fevereiro, seis; e sete, em março. A prefeitura optou em fazer no mês de abril apenas um evento logo após o lançamento do ensaio fotográfico. Todos os números foram fornecidos pela administração municipal.

"Atraiu mais as pessoas. A adoção inicial foi surpreendente. Em um fim de semana, mais de dez cachorros foram adotados", disse Karin Rose, que trabalha na área de proteção animal da Prefeitura de Piraquara.

Atualmente, 80 cães estão no centro de triagem da administração municipal. A próxima feira de adoção vai ocorrer no dia 15 de maio na Festa Trentina, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol, das 8h às 16h. As feiras são realizadas uma vez por mês, sem endereço fixo, mas geralmente em uma localização central. Para adotar, deve-se preencher um termo de responsabilidade e ter CPF, RG e comprovante de residência em mãos. Outra alternativa para os interessados na adoção dos cachorros resgatados, além de comparecer às feiras, é ligar para os numeros: (41) 3590-3510 ou (41) 3590-3509.
Contraponto

A veterinária Michele de Lima Kowalczuk, que trabalha na prefeitura, contou que apesar da "bela ajuda em divulgação", há o contraponto. "A propaganda tem seu lado bom, mas também tem seu lado ruim. Doamos muito mais cães com os books. A propaganda faz com que as pessoas se empolguem, então incentivou bastante a adoção, mas aumentou a questão do abandono", afirmou a veterinária.

Jornal Midiamax