Agora tudo o que você envia pelo serviço está mais seguro

O WhatsApp acabou de ficar mais seguro. Nesta terça-feira (5), o serviço anunciou que todas as mensagens enviadas com a última versão do aplicativo agora são criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que somente o remetente e o destinatário podem ler as mensagens; nem o WhatsApp tem acesso a elas.

Na criptografia, existe uma chave particular para desbloquear as mensagens, e já que eles criptografam todas as mensagens (incluindo fotos, vídeos, arquivos, mensagens de voz e até ligações), inclusive em grupos, teoricamente ninguém pode ler o que você está falando. O WhatsApp comparou o recurso a uma conversa cara a cara.

 

A companhia havia planejado isso há alguns anos, mas aparentemente os planos se intensificaram quando o WhatsApp foi comprado pelo Facebook, e a versão do serviço para Android começou a receber o recurso. Agora, todas as outras plataformas também serão beneficiadas.

As mensagens no WhatsApp agora são criptografadas de ponta a pontaNo post no blog em que a novidade é anunciada, o WhatsApp reconhece que cada vez mais nossos dados importantes estão acessíveis online e não podem, de jeito nenhum, serem roubados. “Se nada for feito, mais informações e comunicações pessoais e digitais das pessoas estarão vulneráveis, mas a criptografia de ponta a ponta nos protege disso”, afirmam.

Acompanhamos de perto a briga entre o Facebook (WhatsApp) e a justiça brasileira, na qual o aplicativo de mensagens se recusava a entregar mensagens de usuários para o governo para colaborar com investigações. Com essa medida, podemos esperar um embate mais duro, uma vez que nem o WhatsApp consegue acessar mais suas mensagens. O co-fundador do aplicativo, Jan Koum trata do assunto sem meias palavras:

“Recentemente, tem havido muita discussão sobre os serviços criptografados e o trabalho da Justiça. Embora reconheçamos o importante trabalho da Justiça em manter as pessoas seguras, os esforços para enfraquecer a criptografia arriscam a exposição de informações dos usuários ao abuso de criminosos virtuais, hackers e regimes opressivos.

O desejo de proteger a comunicação privada das pessoas é uma das crenças fundamentais que temos no WhatsApp e, para mim, é pessoal. Eu cresci na União Soviética durante o regime comunista, e o fato de que as pessoas não podiam falar livremente é um dos motivos que fizeram minha família se mudar para os Estados Unidos”.