Variedades

Senar/MS oferece curso sobre manutenção de tratores agrícolas

O curso será ministrado na fazenda Estrela Dourada, no distrito de Ithaum, em Dourados

Gerciane Alves Publicado em 10/07/2015, às 19h17

None
tratores.jpg

O curso será ministrado na fazenda Estrela Dourada, no distrito de Ithaum, em Dourados

O Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) realiza dias 15 e 16 de julho em  Dourados, cidade a 225 quilômetros de Campo Grande, o curso Noções de Manutenção Preventiva de Tratores Agrícolas. O curso será ministrado na fazenda Estrela Dourada, no distrito de Ithaum.

Segundo o engenheiro agrícola e instrutor do Senar/MS, David Bambil Dias, o objetivo do curso é ensinar o funcionamento e operação de tratores e reforçar os principais cuidados para a segurança do trabalhador. “É a base sobre mecanização agrícola. É um curso para quem entende muito pouco de tratores”, esclarece.

O curso deverá qualificar 12 trabalhadores rurais, habilitando-os no manejo das máquinas, como sistemas de lubrificação, de combustível, de embreagem, de freios e hidráulico, além de componentes da plataforma e medidas de segurança no trabalho. “Os cursos do Senar são muito focados na segurança. Segurança do operador, segurança do operador com a máquina e também equipamentos de proteção individual”, relata o instrutor.

A mecanização no campo está presente na preparação o solo para a plantação, na manutenção das lavouras e deixa os processos de plantio e colheita mais rápidos e eficientes. O curso atende a demanda de capacitação na operação de maquinário. “Nosso Estado é muito carente de mão-de-obra especializada. Existe uma demanda muito grande de operadores de máquinas e tratoristas agrícolas que não é atendida.”, explica David.

Com o crescimento constante da população mundial, a produção de alimentos precisa seguir o ritmo. “Não se desenvolve o agronegócio sem a mecanização agrícola. Os equipamentos estão com maior capacidade de produção a cada ano. A mecanização produz em larga escala e assim consegue atender melhor a população”, afirma.

O Senar oferece 70 qualificações em Mato Grosso do Sul na semana de 13 a 18 de julho, com 731 produtores inscritos. Para mais informações, acesse o site www.senarms.org.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Jornal Midiamax