A data já foi considerada uma das mais importantes dos calendários religiosos 

No Candomblé e na Umbanda, hoje, domingo (27) é dia de Cosme e Damião. Para católicos a data foi comemorada no sábado (26). Na Igreja Ortodoxa, os santos são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho. Independente da data, a verdade é que o simbolismo e a importância destes santos é praticamente a mesma em todas essas praticas religiosas. Os dois são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Os ritos de celebração já foram maiores. Antigamente, a data era considerada uma das mais importantes do calendário e de grande apreço das crianças que recebem os doces. Para os católicos, eles também são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

No Candomblé e Ubanda, são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Em celebração ao dia dos irmãos, há o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira) e distribuir para as crianças.

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos, e médicos, e viveram na Ásia Menor. Costumavam oferecer tratamentos por caridade, sem cobrar por isso. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano.

Em , um dos poucos lugares que mantém a tradição de oferecer os doces e celebrar a data, é o Templo de Umbanda Pai Oxalá. Por lá, os festejos se iniciam às 16 hotas. Haverá distribuição de doces e muita festa. O templo fica na Rua Joana Dar'c, 819, Pioneiros. Se você conhece outros pontos de distribuição e celebração da data, conte para a gente.