Fotos registram ‘nascimento’ de duas ilhas vulcânicas

As imagens reveladas são parte de um estudo da Nature Communications

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As imagens reveladas são parte de um estudo da Nature Communications

O nascimento de uma ilha vulcânica é algo poderoso e bonito e nos falar lembrar a dinâmica e o potencial de nosso planeta de se reinventar. A destruição causada por eventos naturais, como terremotos e tsunamis, nos faz achar que está tudo acabado, mas, a natureza vem e reconstrói-se. É o caso de duas ilhas vulcânicas que tiveram sua formação registrada no Mar Vermelho por satélites.

Formadas no arquipélago remoto de Zubair, parte do Iêmen, as chamadas Sholan e Jadid, ilhas no Mar Vermelho, nasceram em 2011 e 2013, respectivamente. As imagens reveladas são parte de um estudo da Nature Communications, que analisa como elas vêm sendo ‘destruídas’, voltando às profundezas do oceano, depois de poucos anos de formação. Segundo a pesquisa, uma delas já perdeu 30% de sua área em apenas dois anos pelos movimentos da água do mar.

A formação de tais ilhas é algo soberbo, já que o magma de uma erupção submarina tem uma jornada difícil para viajar do fundo do mar até a superfície, formando uma nova ilha vulcânica, que, então, será continuamente suprimida por uma fonte infinita de água.

O valor desta pesquisa é que, combinando imagens de alta resolução óptica, observadas por satélites, e a sismicidade, os pesquisadores caracterizaram o nascimento e desenvolvimento de duas ilhas vulcânicas ao longo de um sistema de dorsal meso-oceânica com detalhes sem precedentes. Além disso, o nascimento destas ilhas pode sugerir que o arquipélago Zubair está retornando à atividade e que novos ilhas e erupções poderão ser esperadas.

 

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados