Nesta segunda, petição já havia reunido mais de 3,2 mil assinaturas

A morte de Satoru Iwata, presidente da Nintendo, aos 55 anos, pegou o universo dos videogames de surpresa. Mas um grupo de fãs já se mobilizou para tentar viabilizar uma singela homenagem ao líder da Big N. Eles criaram uma campanha na internet para que a Nintendo produza um boneco Amiibo inspirado no finado executivo e programador.

Às 17h30 desta segunda-feira (13), a petição já havia reunido mais de 3,2 mil assinaturas.

“A importância de Satoru Iwata para os games modernos é maior do que as palavras podem descrever. Após ter ajudado a criar algumas das maiores franquias da Nintendo, como ‘Pokémon’, ‘Earthbound’ e ‘Super Smash Bros.’, o legado do Sr. Iwata influencia e inspira qualquer um que já pegou na mão um Wiimote ou a caneta stylus do 3DS”, diz a petição.

De acordo com a campanha, o Amiibo não precisaria ter nenhuma funcionalidade em algum game. Ele serviria apenas como um pequeno lembrete “do legado de Iwata e de suas conquistas”.

 

Adeus a Iwata

Satoru Iwata morreu no sábado (11) devido a complicações de um câncer no ducto biliar. A Nintendo anunciou a morte do executivo no domingo (12).

Iwata nasceu em 6 de dezembro de 1959 na cidade de Sapporo, no Japão. Em junho de 2000, foi nomeado diretor da Nintendo. Pouco menos de dois anos mais tarde, em maio de 2002, chegou ao cargo de presidente – apenas o quarto da centenária companhia japonesa. Em junho de 2013, se transformou no CEO da Nintendo of America.

A empresa ainda não anunciou um substituto, mas Genyo Takeda, diretor-gerente sênior e um dos chefes de desenvolvimento do console Wii, e Shigeru Miyamoto, criador de “Mario” e “The Legend of Zelda”, irão assumir o posto interinamente. Miyamoto, aliás, se disse “tomado de tristeza” pela morte de Iwata.