O projeto que representa o IFMS no evento é o Great do Campus Aquidauana

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) participa a partir do próximo domingo (12), da 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que será promovida até 18 de julho, em São Carlos, São Paulo.

O projeto que representa o IFMS no evento é o Great (Group of Robotics and Educational Technologies), do Campus Aquidauana, que desenvolve trabalhos na área de robótica. Participam da SBPC o professor Leandro de Jesus e os estudantes Alex Gabriel dos Santos e Luiz Fernando Borges.

“Fizemos questão de participar por conta do apoio que recebemos do CNPq e do MEC para formar o grupo e comprar os equipamentos. Queremos dar essa contrapartida, demonstrar essa experiência que está dando certo aqui em Aquidauana. É uma iniciativa muito válida para a formação dos nossos estudantes”, apontou o professor Leandro.

O IFMS irá integrar o estande do MEC (Ministério da Educação), com projetos de inovação tecnológica de Institutos Federais de todo país, durante a mostra de ciência e tecnologia do evento. A previsão é que cerca de 20 mil pessoas visitem diariamente a exposição, no Pavilhão EXPOT&C da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Além dos Institutos Federais, participam universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais. A participação do IFMS é custeada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O traslado será feito em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Exposição – Será apresentado o “Termociclador de baixo custo para amplificação de DNA”, aparelho que pode reduzir despesas e ampliar o acesso a exames clínicos associados ao DNA. Recentemente, o trabalho foi premiado na edição 2015 da Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada nos Estados Unidos.

O Great também apresenta em São Carlos um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) e dois robôs, todos montados pelo grupo. Um deles, chamado de equilibrista, consegue se locomover em duas rodas. O outro será usado pela equipe na fase regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), em agosto.

“Decidi participar do grupo porque meu interesse vai além da informática, gosto de explorar áreas como robótica, montagem e programação. Estou animado com a viagem, quero conhecer projetos e estudantes de outros lugares do país”, disse o aluno do 3º período do curso técnico integrado em Informática, Alex Gabriel, 16.

Great – Criado em 2013 com o objetivo de montar um grupo de competição de robótica, o projeto reúne atualmente sete estudantes bolsistas do Câmpus Aquidauana.

Desde 2014, o GREAT começou a receber fomento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Neste ano, novamente a proposta foi selecionada.

A expectativa do projeto é manter a quantidade de alunos bolsistas, participar da OBR, e continuar o desenvolvimento dos trabalhos em 2016.

Serviço – A abertura da mostra está marcada para as 12h de segunda-feira, 13. O evento é aberto ao público. A UFSCar está localizada na Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310.

Com a temática “Luz, Ciência e Ação”, a programação da 67ª Reunião da SBPC ainda inclui minicursos, conferências, mesas-redondas, além de simpósios, assembleias e encontros.

Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento. O endereço é http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/.