Variedades

Cientistas podem ter achado sonda Philae ‘perdida’ em cometa

A estrutura teve pouso difícil e, desde então, os cientistas tentam localizar onde, exatamente, está a sonda

Gerciane Alves Publicado em 12/06/2015, às 14h56

None
sonda.png

A estrutura teve pouso difícil e, desde então, os cientistas tentam localizar onde, exatamente, está a sonda

A Agência de Espaço Europeia (ESA) pode ter encontrado a sonda Philae, enviada no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko para fazer o primeiro pouso controlado no núcleo de um cometa do Sistema Solar, em novembro de 2014. A estrutura teve pouso difícil e, desde então, os cientistas tentam localizar onde, exatamente, está a sonda. As informações são do Daily Mail.

Depois de comparar diferentes imagens de uma região da superfície do comenta, os cientistas da ESA encontraram um ponto brilhante, com características semelhantes às de Philae, sonda robótica que faz parte da sonda espacial Rosetta. Segundo os especialistas, o ponto brilhante não está presente em imagens tiradas do local antes do dia 22 de outubro, mas aparece nas fotos enviadas pela Rosetta após 12 de dezembro – o que pode ser prova de que se trata, realmente, da primeira visão de Philae no cometa que orbita entre Júpiter e a Terra.

A equipe responsável pela exploração do solo do cometa 67P tem usado diversos métodos de busca pela sonda, já que saber sua exata localização auxiliaria no mapeamento correto da superfície.

“Com a precisão da localização (…) [obteremos] a melhor avaliação da estrutura interior do núcleo do cometa”, explicou o cientista do projeto Rosetta da ESA, Matt Taylor.

“Saber onde Philae está pode nos fornecer um contexto importante para as medições e informações para uma eventual operação. Nesse meio tempo, a Rosetta continua a observar o cometa a distância”, finaliza.

Jornal Midiamax