Quase sete mil eleitores devem ir às urnas, no próximo domingo (6), para participar das eleições suplementares em Bandeirantes, município a 81 km de Campo Grande. O pleito ocorre nove meses após Álvaro Urt (PSDB) ter sido eleito como prefeito, com 38,45% dos votos válidos no primeiro turno, em 6 de outubro de 2024. Contudo, decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 29 de maio, decidiu pela inelegibilidade do tucano devido às contas reprovadas em gestão passada à frente da Prefeitura.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
As eleições em Bandeirantes ocorrem das 7h às 16h, pelo horário de Mato Grosso do Sul. A apuração dos votos deve se iniciar logo em seguida, na 34ª Zona Eleitoral, localizada na Rua Arthur Bernardes, 2215, Centro.
Como votar?
De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Bandeirantes tem 6.948 eleitores que estão aptos a votar nestas eleições. Os locais de votação serão os mesmos utilizados nas eleições regulares.
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O e-Título também é uma opção para a identificação caso a foto esteja liberada no aplicativo.
Confira aqui os locais de votação.
Quem são os candidatos?
As eleições suplementares de Bandeirantes possuem três chapas. Todos os candidatos a prefeito disputaram as eleições regulares em 2024 e, agora, retornam à disputa em busca da cadeira de chefe do Executivo.
O prefeito interino é o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP). Ele não disputa a eleição para chefe do Executivo.
A candidata a vice de Urt e ex-vereadora, Tatiane Maria Miyasato (MDB), agora disputa o cargo de prefeita ao lado da candidata a vice, Elaine Montanha (PP). A coligação delas é formada pelos partidos MDB, PP, PRD e PSB.
A Coligação Juntos por Bandeirantes (PSD, PL, REPUBLICANOS, PDT e PODEMOS) tem Celso Abrantes (PSD) como candidato a prefeito e Marinho Serpa (PL) como candidato a vice. Abrantes ficou em segundo lugar na disputa à cadeira de chefe do Executivo, ao ter recebido 1.692 (31,17%) votos.
A Coligação Renova Bandeirantes (DC e Agir) definiu Flávio Paiva (DC) como candidato a prefeito e Rosângela Zanata (Agir) como candidata a vice-prefeita. A substituição por Zanata veio após o primeiro escolhido, Marcelo Severo (Agir), ter sido declarado inelegível pela Justiça Eleitoral, por não ter prestado contas nas eleições em 2024.
Severo disputou as eleições para chefe do Executivo no ano passado e ficou em último lugar, ao ter recebido 31 votos, o que equivale a 0,57% dos votos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***