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Cotidiano

Antas e jaguatirica: quantidade de animais mortos espanta em trecho de 190 km na BR-262

Motorista ficou surpreso com a quantidade de animais atropelados na rodovia pantaneira no último fim de semana
Karina Campos -
rodovia
Animais mortos na rodovia (Fala Povo Midiamax)

A observação durante a pela BR-262, de Campo Grande a , entre sábado (12) e domingo (13), não foi nada agradável para o servidor público Antônio Mário Oliveira, ao notar a morte de cinco antas e uma jaguatirica atropeladas em um trecho de 190 quilômetros.

O motorista descreve que os animais estavam com os corpos expostos às margens da rodovia. Ele não acionou órgãos públicos para a retirada dos animais, pois acredita que o serviço não funciona no domingo.

“Encontrei cinco antas atropeladas e mortas entre Campo Grande e Água Clara, enquanto uma jaguatirica entre Água Clara e Inocência. Todas as vezes que passo pela BR-262 encontro animais silvestres atropelados em abundância. Entretanto, em uma única noite achei um absurdo”.

Problema antigo

Desde a inauguração em 1969, a BR-262 é uma das principais rodovias que liga , Espírito Santo, Minas Gerais e . Regionalmente, é um dos principais trechos para o Pantanal.

Contudo, a preocupação com os atropelamentos da fauna é antigo. Apesar dos 12 anos de existência, poucas mudanças para a segurança dos animais silvestres e com os condutores foram aplicadas.

Conforme o Relatório Técnico do Incab-Ipê (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), entre 2013 e 2020, cerca de 700 carcaças de antas foram encontradas em rodovias do Estado. Além disso, os dados divulgados em maio de 2025 apontam que 48 pessoas morreram no trânsito após o de antas nos últimos 10 anos.

“Diferentes instituições e pesquisadores de enorme competência já trouxeram para a mesa todos os dados científicos necessários e possibilidades de soluções adequadas e efetivas. Agora, é imprescindível e urgente que os gestores desses empreendimentos rodoviários se alinhem aos cientistas para implementar as medidas mitigatórias propostas”, aponta o instituto.

O “Manual de Orientações Técnicas para Mitigação de Colisões Veiculares com Fauna Silvestre”, lançado em 2021, apresenta diretrizes práticas para a conservação e segurança nas estradas. No entanto, a falta de implementação ainda limita sua eficácia.

Logo, o documento apresenta algumas maneiras que podem mitigar os acidentes:

  • Manejo do habitat: engloba medidas que desestimulem o uso ou a aproximação de espécies silvestres na faixa de domínio, ou que as guiem para locais seguros;
  • Limpeza da rodovia: alguns animais podem ser atraídos por restos de alimentos jogados nas estradas por motoristas, por derramamento de grãos, por lixões a céu aberto, lixeiras mal vedadas e por cadáveres de animais atropelados;
  • Campanhas educativas: podem ser ferramentas importantes para a sensibilização da sociedade e abranger assuntos como: segurança do trânsito, informações de trechos e horários com maior probabilidade de acidentes, conduta adequada do motorista e procedimentos a serem adotados ao avistar um animal ferido na pista ou próximo a ela;
  • Controle de animais domésticos: é de grande importância promover a conscientização
    da comunidade lindeira para manter os animais domésticos dentro de suas propriedades e
    para coibir o abandono de animais na rodovia;
  • Participação da comunidade lindeira: durante o planejamento, a implantação e o
    funcionamento de medidas para redução de colisões veiculares com fauna, o envolvimento
    da comunidade que vive às margens da rodovia é importante.

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