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Política

Consórcio deu salto milionário em despesas após repasses públicos, aponta relatora da CPI

Relatora também apontou aumento de despesas com a manutenção da frota
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
manutenção despesas
Ana Portela é relatora da CPI do Consórcio. (Helder Carvalho, Midiamax)

Após receber repasses públicos, o teria dado salto milionário em despesas não operacionais. O valor aumentou mais de 200 vezes em dois anos, logo após início de repasses públicos. Foi de R$ 42 mil com este tipo de despesa, em 2019, para R$ 10,7 milhões em 2021. Os apontamentos são da relatora da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio, Ana Portela (PL).

Nesta quarta-feira (18), a relatora questionou o diretor-presidente da concessionária, Themis Oliveira. Contudo, o ‘chefão’ do Consórcio não detalhou a situação. Assim, deixou para depois os dados sobre os questionamentos.

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Durante a oitiva, o diretor-presidente não apresentou dados. No entanto, manteve firme a posição do Consórcio de não renovar a frota.

Enquanto isso, a vereadora responsável pelo relatório final da CPI, adiantou o levantamento realizado sobre as despesas não operacionais do Consórcio Guaicurus. Então, apontou que, até 2020, os valores destes gastos eram abaixo da casa dos R$ 100 mil.

Em 2016, essa despesa contabilizou R$ 84 mil. O número caiu ainda mais em 2019, como já citado. “Causa um estranhamento e suspeita”, defende Ana.

A relatora considerou “alarmante” que o diretor-presidente do Consórcio não saiba explicar o que são as despesas não operacionais ou o motivo desse aumento. “Isso reforça ainda mais a necessidade de apuração rigorosa pela CPI”, afirmou.

Manutenção da frota

A da frota também apresentou salto nos números, segundo a relatora. Ana Portela disse que, entre 2016 e 2019 — período de lucro bilionário do Consórcio —, os custos de manutenção eram de 73% da receita de tarifas.

Contudo, mesmo com repasses do Poder Público pela tarifa subsidiada — iniciados em 2020 —, o “percentual passou dos 80%, tendo atingido 87,4% da receita”.

“A questão desse aumento é que, mesmo com repasses públicos de dinheiro, o serviço não melhora”, lamentou Ana. A relatora destacou ainda que “a maior parte da receita tem sido usada para a manutenção de ônibus que estão fora da idade média prevista em contrato, e que não tem qualidade para a população”, explicou a vereadora.

LEIA – Frota velha do Consórcio eleva tarifa e causa defasagem, dizem diretores econômicos da Agereg

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