Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes

Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Reprodução)

O Latin NCAP divulgou recentemente os resultados de testes de segurança de dois modelos importantes para o mercado brasileiro: a nova geração da Ford Ranger e a Volkswagen Amarok reestilizada.

Em Mato Grosso do Sul, devido à vocação agrária da economia, essas caminhonetes são especialmente populares entre os motoristas. Segundo o levantamento Detran em Números, a frota de veículos do estado conta com pelo menos 1.400 unidades da Ford Ranger e mais de 300 da Volkswagen Amarok.

Nos testes, uma das caminhonetes impressionou ao obter a nota máxima de cinco estrelas, enquanto a outra apresentou um desempenho apenas mediano, recebendo três estrelas.

Essa disparidade nos resultados poderia ter sido evitada, considerando que a nova geração da Amarok utiliza a Ford Ranger como base. No entanto, a Volkswagen optou por manter a primeira geração da Amarok exclusivamente para o mercado da América do Sul.

Ford Ranger: excelência com pequenas ressalvas

No teste de colisão frontal contra barreira deformável, a Ford Ranger ofereceu boa proteção para a cabeça do motorista e adequada para o tronco e os joelhos. Para o passageiro, a proteção foi boa para a cabeça e adequada para o tronco. Embora tenha se saído bem em outros quesitos, o desempenho na proteção para pedestres foi apenas mediano, alcançando 75% da pontuação máxima.

Volkswagen Amarok: resultados inferiores

A Volkswagen Amarok obteve 81% dos pontos na proteção para ocupantes adultos, contra 93% da Ranger. O motorista teve proteção fraca no tronco e adequada para a perna direita, enquanto o passageiro apresentou proteção adequada no tronco e na perna esquerda.

Nos sistemas de assistência à condução, a Amarok registrou 66% da pontuação total, devido à ausência de recursos como limitador de velocidade, detector de ponto cego e frenagem autônoma. A picape oferece apenas alerta de colisão frontal e sistema de detecção de faixa, ambos atendendo aos requisitos do Latin NCAP.

Curiosamente, a Amarok superou a Ranger na proteção para pedestres, somando 29,85 pontos contra 23,91.

Confira fotos e vídeos:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quatro Rodas (@quatro_rodas)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

campo grande sindrome
tereré