Palmeiras e Flamengo tentam 4º título da Libertadores
feito seria inédito entre clubes brasileiros
Conteúdo de Marca –
Até hoje, nenhum clube brasileiro conquistou mais do que três títulos da Copa Libertadores. No entanto, em 2023 dois times terão a chance de obter esse recorde: Palmeiras e Flamengo. Afinal, de todos os tricampeões, apenas a dupla disputará a edição deste ano da principal competição sul-americana. Será que um dos dois conseguirá o tetra? Esta pergunta é um prato cheio para torcedores e apostadores, que podem utilizar o Código Bônus bet365 para dar os seus palpites.
O primeiro clube brasileiro a conquistar o tricampeonato da Libertadores foi o São Paulo, em 2005. Depois vieram Santos (2011), Grêmio (2017), Palmeiras (2021) e Flamengo (2022). Desses todos, quem mais se aproximou do tetra foi o Tricolor paulista, que ficou com o vice-campeonato na edição de 2006.
Mas agora a chance está nas mãos de Palmeiras e Flamengo – e ambas as equipes entram na Libertadores com status de favoritos. Apesar disso, a dupla não terá vida fácil, uma vez que há outros times fortes na disputa. Entre os rivais brasileiros, Atlético Mineiro, Athletico Paranaense e Internacional talvez sejam aqueles com mais chances de sonhar com o título. Mas é claro que, em um confronto direto, Corinthians e Fluminense também podem causar estragos.
Além disso, há os clubes argentinos, principalmente River Plate e Boca Juniors. Os gigantes do país vizinho estão muito acostumados a disputar a Libertadores e gostam desse tipo de competição. Portanto, por mais que Palmeiras e Flamengo tenham os elencos mais valiosos do continente, dentro de campo terão de enfrentar obstáculos complicados se quiserem se tornar o primeiro brasileiro a vencer quatro vezes a principal competição da América do Sul.
Mas o retrospecto recente da dupla é bastante positivo, e ela vem mantendo uma hegemonia no continente. Isso porque, nas últimas quatro edições da Libertadores, apenas Palmeiras e Flamengo sagraram-se campeões. Os cariocas levantaram o caneco em 2019 e 2022, enquanto os paulistas venceram a disputa em 2020 e 2021.
Será que, em 2023, novamente o título ficará com Palmeiras ou Flamengo? Ainda é cedo para fazer qualquer previsão. O Rubro-Negro, por exemplo, vive um momento difícil, mas no futebol brasileiro bastam dois ou três jogos para que o cenário mude completamente. Assim, não é possível saber como o Mengão estará quando a Libertadores começar a afunilar – e o mesmo vale para o Verdão e para qualquer outro clube do Brasil.
A única coisa que podemos esperar para a temporada 2023 da Libertadores é muita disputa. Há bons times na competição e, pela tensão das partidas, elas têm tudo para brindar os torcedores com emoção do começo ao fim.
*Esta é uma página de autoria de MAX PIRES e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.