Melhor Software de Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM)

Mapeamento de fluxo de valor O Mapa de Fluxo de Valor (value stream mapping – VSM – em inglês) é uma ferramenta que faz parte da Metodologia Lean Manufacturing e deve ser construído baseando-se nas quatros visões: cliente, Processo, Materiais e Informações. Como principais benefícios, podemos dizer que o Mapa de Fluxo de Valor promove […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto de Andrea Piacquadio – Pexels

Mapeamento de fluxo de valor

O Mapa de Fluxo de Valor (value stream mapping – VSM – em inglês) é uma ferramenta que faz parte da Metodologia Lean Manufacturing e deve ser construído baseando-se nas quatros visões: cliente, Processo, Materiais e Informações.

Como principais benefícios, podemos dizer que o Mapa de Fluxo de Valor promove a execução decisiva de melhorias, ajuda na estruturação de um sistema de indicadores de desempenho e facilita a classificação dos processos dentro de uma organização.

Nesse artigo abordaremos o Mapa de Fluxo de Valor no cenário dos softwares modernos, dando destaque ao EdrawMax um provedor de serviços de software de diagramação confiável para algumas das marcas mais reconhecidas do mundo e comparando-o com os demais. É só baixar o dispositivo na página oficial da ferramenta, instalar e executar!

Origem e utilidade do Mapeamento de Fluxo de Valor

O modelo foi apontado pela primeira vez por Charles Knoeppel em seu livro a respeito de metodologias eficientes. Posteriormente, a análise de mapeamento de fluxo de valor se tornou popular com o desenvolvimento do gerenciamento de processos enxutos no século 20, e foi usado por empresas proeminentes, como a Toyota. Nos anos 1990, o mapeamento de fluxo de valor passou a ser usado em setores e campos mais abrangentes, da produção ao desenvolvimento de software.

Atualmente, a ferramenta – já expressivamente difundida – serve para acelerar ou priorizar o processo geral de produção ou serviços, identificar e eliminar o desperdício em todas as suas atividades de produção. Além disso, é possível avaliar um mapeamento de fluxo de valor conectando todas as atividades, a fim de criar uma visão comum para o seu time de projeto para quaisquer alterações futuras. O formato é usado também em muitas indústrias e campos como engenharia, finanças, recursos humanos, jurídico, marketing, desenvolvimento de software, logística, serviço público e outros, a exemplo do desenvolvimento de software e negócios e gestão.

Toplist dos softwares de mapeamento de fluxo de valor

  1. EdrawMax 

O EdrawMax tem um design fácil de ser utilizado. Basta incluir ou excluir partes, movendo e redimensionando, tudo muito simples. Ou seja, portando modelos como linha do tempo, processo, saúde, empresarial, comparativo e vários outros, o EdrawMax permite que o tempo gasto com a operação seja menor que com os concorrentes. Também é possível adicionar itens e imagens do arquivo pessoal, modificar fontes, corrigir discrepâncias e irregularidades. Em outras palavras, o tempo é poupado e as personalizações são ilimitadas. 

A grande vantagem da ferramenta, além da facilidade para o seu uso até mesmo por usuários que não tenham familiaridade com tecnologia, é o baixo custo e a garantia do reembolso de 30 dias! Outro ponto positivo do EdrawMax está na segurança, contando a plataforma com ferramentas que permitem manter um documento como privado, liberando o acesso somente para usuários autorizados.

  1. Lucidchart 

Trata-se de uma ferramenta de diagramação que basicamente se presta a desenhar diagramas, fluxogramas, organogramas, wireframes, UML, mapas mentais, entre outros. A visualização desses fluxos de processos, contudo, encontra abrigo no EdrawMax, com seus recursos próprios e inovadores de visualização.

  1. Adobe Illustrator 

 É um software padrão do setor em ferramentas e aplicativos de desenho vetorial para gráficos digitais em impressão, Internet, aplicativos e animações de vídeo. o EdrawMax, porém, chegou ao mercado contando com novos recursos e promete trazer muita inovação para seus usuários.

  1. Autocad 

A famosa plataforma desenho e design é compatível com tarefas de design automatizadas com desenho 2D, anotação, além de modelagem e visualização 3D.

  1. CoreIDRAW 

Software de design gráfico que permite aos usuários criar projetos profissionais com ilustração vetorial, layout, edição de fotos, tipografia, ferramentas de modelo. Usando o EdrawMax, no entanto, é possível criar, visualizar, editar e colaborar nos diagramas do Visio por meio do Microsoft Teams, tudo com um host de recursos integrados que traz o poder do Microsoft 365 para o Visio.

  1. Microsoft Project 

Ajuda os usuários a planejarem projetos, especialmente para gerentes e equipes de projeto, que precisam tomar decisões. Pois bem, o Visio é uma solução inovadora que ajuda você a visualizar fluxos de processos empresariais conectados a dados. Tudo isso com a maior segurança.

O EdrawMax tem o valor acessível, vários templates editáveis, uma excelente biblioteca de símbolos, pode ser utilizado em diferentes funções e ainda é fácil de usar. Por esses e outros motivos, essa ferramenta fica em primeiro lugar na lista.

Post assinado por NICCOLAS PAGANINI

Conteúdos relacionados

tempo