Saiba como elaborar mapa mental para estudos

O mapa mental para estudos é uma ferramenta interessante para a fixação e memorização do conteúdo, sendo uma estratégia eficaz para quem deseja otimizar o aprendizado. Isso porque, ele permite que as informações sejam sintetizadas e diagramadas, assim fica mais fácil ter uma visão ampla do conteúdo, alcançando então a qualidade no processo de ensino. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O mapa mental para estudos é uma ferramenta interessante para a fixação e memorização do conteúdo, sendo uma estratégia eficaz para quem deseja otimizar o aprendizado.

Isso porque, ele permite que as informações sejam sintetizadas e diagramadas, assim fica mais fácil ter uma visão ampla do conteúdo, alcançando então a qualidade no processo de ensino.

No entanto, há muitas dúvidas sobre como fazer este mapa, pois há várias formas de criá-lo. Logo, para que não haja dúvidas, abaixo você vai aprender como elaborar mapa mental para estudos. Confira!

Estabeleça o tema central

A primeira etapa para a criação do mapa é estabelecer o tema central, ou seja, o assunto que será abordado na sua criação. Ora, é a partir dele que você vai conseguir desenvolver as ramificações para que o conteúdo seja aprofundado.

Sendo assim, o tema central nada mais é que o assunto principal e o ideal é que você o escreva no centro da folha. Dessa maneira, você trará associações ligadas a ele, sempre partindo do assunto principal.

Adicione subtópicos ou ramificações 

Então, após estabelecer o tema central, será preciso que você inclua os chamados subtópicos, que devem conter as informações mais importantes do conteúdo estudado.

Neste caso, é importante que você coloque, por exemplo, as informações mais importantes abaixo do assunto principal, pois assim você permite que o cérebro associe os conceitos mais importantes com rapidez.

Como o tema central fica no meio da folha, os subtópicos podem ser adicionados a esquerda ou direita, tendo fontes maiores ou menores, tudo depende da importância dele para o assunto.

Se preferir, você pode criar seu mapa semelhante a uma árvore, incluindo nele ramificações que partem de um tema central.

Cores, ícones e setas no mapa mental

Sempre que for possível, é válido que você inclua cores, ícones e setas no seu mapa. A razão para isso é simples: os símbolos e as cores acabam despertando sensações no cérebro, o que facilita bastante a absorção do conhecimento.

Então, sempre que existir uma informação relevante no seu mapa mental, não se esqueça de utilizar esses símbolos e estratégias.

Palavras-chave ou imagens

Por fim, uma das etapas finais para a criação do mapa para estudos são as palavras-chave ou imagens. Logo, a partir dos termos e ramificações que você adicionou, vá criando extensões com imagens e palavras-chave que estejam associadas ao conteúdo. 

Inclusive, nesta etapa é interessante que você selecione muito bem as palavras, pois elas devem ser relevantes ao conteúdo, uma vez que potencializaram a fixação do tema estudado.

Conclusão

Viu como elaborar mapa mental para estudos é bem mais simples do que você imagina? Então, não perca tempo e utilize essa estratégia para acelerar a sua aprendizagem. 

*Esta é uma página de autoria de MIRO e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Conteúdos relacionados