Primeiro grupo de rap composto por indígenas do Brasil, Brô MC's recentemente finalizou o álbum ‘Retomada', no Rio de Janeiro. Obra contará com novas canções, como também as já lançadas em 2009. São dez músicas sobre a realidade dos povos Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, com letras autorais sobre a vivência de cada um na comunidade onde residem, em Dourados.  

“O álbum com título Retomada tem significado bem amplo, retomamos os estúdios, os palcos, as agendas mundiais colocando com nossa música a ancestralidade e os conflitos que nos cercam na pauta do dia. Também queremos ser inspiração para que outras comunidades tradicionais ocupem os espaços e reivindique o que historicamente pertence a nós, nossos territórios e nossa voz para falar de nós mesmos”, explica Charlie, um dos integrantes da banda.

Enquanto isso, Kelvin afirma que as músicas do grupo são sempre de luta, no caminho de mostrar a realidade é impossível sair desse contexto. “O álbum está com grande parte das músicas em Guarani, nossa marca cantar na língua materna do nosso povo, uma forma de respeito aos anciões, grandes mestres e guardadores dos saberes ancestrais”.

Sem data de lançamento informada, o álbum deve entrar nas plataformas digitais em breve. Agora, grupo faz por e se prepara para se apresentar no Rock in Rio, em setembro.

“O Rock In Rio para nós será uma grande vitrine com certeza, mas será principalmente a retomada de uma comunidade ancestral em um palco que será ouvido e visto pelo mundo todo, estamos na responsabilidade levar a voz do povo Guarani e Kaiowá com muito respeito força, e rima, e estamos preparados para essa missão”, contam.

Brô MCs se apresenta no Palco Sunset do Rock In Rio no dia 03 de setembro. Confira a agenda de para o mês de agosto de 2022.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.