Jovens que completam 18 anos em 2022 devem realizar o alistamento militar obrigatório até a próxima quinta-feira (30). Os candidatos podem realizar o processo pela internet ou de forma presencial na junta militar de seu município.

Caso o jovem não tenha acesso a ou prefira realizar o alistamento presencialmente basta comparecer a uma junta do serviço militar munido de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF.

Aqueles que estiverem no exterior pode comparecer a uma representação consular para realizar o alistamento. Caso perca o prazo, deverá comparecer presencialmente à junta militar.

Composta por diversas fazer, a seleção é realizada primeiramente de forma ampla, onde são realizados testes físicos e exames médicos. Posteriormente é realizada uma entrevista, o candidato é designado para uma unidade onde realiza nova entrevista.

No dia primeiro de março do próximo ano, o jovem será incorporado a uma das três (Exército, ou Aeronáutica).

Aqueles que não realizarem o alistamento obrigatório sofrerá sanções. Entre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público.