Em um pouco mais de um ano de vacinação, tem mais de 5,8 milhões de doses aplicadas da vacina contra a covid, equivalente a 95% da população com pelo menos a primeira dose.

De acordo com o Painel Mais Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 2.242.752 tomaram a primeira dose. Mas para quem tomou a primeira dose, tem os demais reforços para garantir a imunidade completa contra o vírus.

Ainda conforme o painel da SES, 292 mil pessoas ainda precisam ir até uma unidade de saúde para tomar a segunda dose. Para a terceira dose (ou reforço 1), ainda faltam 1.062.748 pessoas para tomarem, considerando os vacinados com a segunda dose e vacinados com dose única.

Em , o recorte da estatística de público vacinado com a terceira dose — ou dose reforço 1 — tem números inferiores. Do público total que já poderia ter se imunizado com a primeira dose de reforço, apenas 40,2% tomaram a vacina. Ou seja, das 851 mil pessoas que poderiam estar com o esquema vacinal atualizado, apenas 343.151 mil tomaram a terceira dose.

Já a quarta dose – ou dose referência 2 – 390 mil pessoas estão aptas para serem vacinadas. Conforme o painel, já se imunizaram 236.544 pessoas.

Quem pode tomar a 4ª dose

Desde o último mês, Mato Grosso do Sul ampliou o público apto para receber a 4ª dose do imunizante, agora, disponível para pessoas com mais de 40 anos.

Além da idade, a pessoa precisa ter tomado a terceira dose da vacina há mais de quatro meses. O secretário de Saúde do Estado, Flávio Britto, fez um apelo para que os sul-mato-grossenses procurem as salas de vacinação e fiquem em dia.

“Por isso, nós pedimos que a população procure as unidades de saúde e complete o seu esquema vacinal. A vacinação representa a redução na ocorrência de internações e óbitos ocasionados pela Covid-19 no Estado”, explica Britto.