Especialista em empreendedorismo, Sidnei Martins lista motivos que levam empreendedores ao fracasso
Muitos brasileiros esperam empreender pela primeira vez em 2022
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Empreender pode ser uma forma de driblar a crise e está nos planos de inúmeros brasileiros para 2022. Relatório sobre empreendedorismo potencial da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), revelou que o número de brasileiros que não têm um negócio, mas pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos aumentou 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas.
O motivo é o elevado desemprego no país. No entanto, há erros frequentes cometidos por quem abre seu negócio que fazem os iniciantes desistirem. O especialista em treinamentos para empreendedores Sidnei Martins afirma que observa um padrão de comportamento nos que fracassam. “Podem ser citados como erros: achar que sabe muito e não buscar se atualizar; visão de curto prazo; não projetar nem planejar no médio e longo prazo; se não sabe para onde vai, qualquer lugar está bom e falta de controle e gestão financeira”, cita Sidnei.
A lista não para por aí. Perder o senso da realidade e agir sem embasamento e coerência é algo destacado pelo especialista. “Um exemplo é quando se projeta um faturamento que não existe possibilidade dentro da estrutura do negócio e depois falta fluxo para honrar os compromissos”. Junto a isso, entra outro erro comum: confundir CPF com CNPJ, ou seja, misturar as contas pessoais com as da empresa.
Outro aspecto é a gestão de pessoas. “Elas são a base para o desenvolvimento do negócio, sejam clientes, fornecedores ou funcionários. Se o empreendedor não tiver a capacidade de gerir essas pessoas, está sujeito a dificultar muito ou destruir o negócio”, destaca.
Por fim, é necessário coragem. “O medo em excesso, não aquele que nos inibe de cometer erros, pode travar a pessoa e impedir que ela desenvolva o necessário para progredir”. Mas é importante também não confundir coragem com irresponsabilidade. “O excesso de coragem também pode ser desastroso, isso impede que a pessoa aja com cautela e corra riscos desnecessários e perigosos”, aconselha Sidnei.
*Esta é uma página de autoria de VARIEDADES ASSESSORIA JC MKT e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Vasco apenas empata com o Juventude no Brasileirão e sai vaiado de São Januário
Resultado irritou a torcida vascaína que vaiou o time após o apito final
Homem é detido após fazer arruaça no Terminal Guaicurus e reagir à abordagem da Guarda Civil
Guarda Civil apreendeu com o homem porções de entorpecentes
Em cadeia de rádio e TV, Cármen Lúcia convida cidadãos a votar
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para exercer seu “direito fundamental”
São Paulo é preguiçoso, leva gol de bicicleta e cai para o Cuiabá na Arena Pantanal
Donos da casa derrotaram os paulistas por 2 a 0 em uma Arena Pantanal vazia em partida válida pela 29ª rodada da competição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.