4 recomendações para quem quer começar a ler mangás

Infelizmente o mangá ainda é uma forma de arte amplamente subestimada no Brasil, sendo consumido apenas por um pequeno grupo de pessoas dentro do nicho da apreciação de cultura e entretenimento nipônicos.   Infelizmente, a tendência desses “nichos dentro de nichos” é seguirem fechados em si mesmos, tornando difícil até mesmo para fãs de anime […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Infelizmente o mangá ainda é uma forma de arte amplamente subestimada no Brasil, sendo consumido apenas por um pequeno grupo de pessoas dentro do nicho da apreciação de cultura e entretenimento nipônicos.

 

Infelizmente, a tendência desses “nichos dentro de nichos” é seguirem fechados em si mesmos, tornando difícil até mesmo para fãs de anime terem contato com a cultura. Embora seja tema de controvérsia qual a ordem certa para consumir uma série (mangá ou anime primeiro), hoje em dia a maioria dos fãs são introduzidos aos animes antes, o que faz com que muitos deles escolham seus primeiros mangás baseados nisso.

 

É comum que comecem comprando alguma revista de uma série como One Piece, My Hero Academia ou Demon Slayer e isso desperte o interesse não só naquela série, mas em toda a cultura dos mangás. Pois então, o que fazer depois de ler o seu primeiro mangá ou qual ler se você nunca teve contato com um? Confira nossa seleção de sugestões abaixo:

 

1 – One-Punch Man

 

Talvez você já tenha ouvido falar de ‘One-Punch Man’, e talvez até já tenha assistido o anime. Embora seja praticamente um consenso que a primeira temporada cumpriu muito bem o seu papel, muitos fãs acharam que tinha algo faltando na segunda, o que fez com que a popularidade e demanda pelo mangá da série tenham aumentado. Se você é uma dessas pessoas, vá em frente, o arco é muito melhor representado no anime,  mas se você gostou da segunda temporada do anime, vá em frente também, pois continua sendo melhor que o anime.

 

Criada por ONE, ‘One-Punch Man’ é um mangá de comédia e ação, que conta a história de Saitama, um super-herói que treinou tão intensamente e por tanto tempo que consegue destruir qualquer oponente com um único soco, fazendo com que o combate se tornasse uma coisa cada vez mais entediante para o protagonista, que agora busca encontrar um oponente à altura.

2 – Monster

 

Perfeito para fãs de suspense, ‘Monster’ conta a história de um neurocirurgião chamado Dr. Kenzou Tenma. Na história, Dr. Tenma é incriminado em um assassinato por um de seus próprios pacientes.

 

Isso faz com que Kenzou Tenma tenha que carregar o fardo de fugir das autoridades ao mesmo tempo em que tenta provar a própria inocência, tendo que resolver sozinho o mistério do assassinato.

 

É uma excelente leitura, e pode-se fazer um destaque aqui para aqueles que estão mais habituados com a leitura de livros do que quadrinhos ou romances visuais, pois tem elementos textuais e narrativos um pouco mais densos do que os mangás costumam ter. Se você gosta de um bom mistério, essa pode ser uma excelente série para você.

3 – Spy × Family

 

‘Spy × Family’ acompanha um grupo de personagens cujo protagonista é Twilight, um espião profissional. Para completar sua missão, Twilight precisa recrutar uma espécie de “família falsa” para que possa infiltrar uma escola. Ele adota uma garota chamada Anya que, coincidentemente, consegue ler pensamentos. É claro, Twilight não sabe disso. Por fim, para completar a família Twilight “se casa” com Yor, que na verdade é uma habilidosa assassina (e Twilight também não sabe disso).

 

Essa premissa insana resulta em uma “dinâmica familiar” totalmente inesperada, com um pai tentando manter o segredo de que é um espião, uma mãe tentando manter o segredo de que é uma assassina e uma filha que sabe de ambos os segredos (enquanto também tenta esconder sua telepatia).

 

Apesar do enredo parecer complexo e um tanto quanto “sério”, na verdade esse mangá com certeza vai fazer você rir em voz alta com os muitos momentos absurdos que ele trás.

 

4 – Berserk

 

Esse mangá talvez não seja a melhor opção para quem nunca leu nenhum outro, principalmente por conta de seus múltiplos elementos narrativos e leitura densa, combinado a uma certa “esquisitice” que pode ser familiar para fãs de mangá, mas que nem sempre cai bem para aqueles que estão se iniciando nesse meio.

 

No entanto, depois de ler alguns títulos, como os sugeridos acima ou algum que tenha sido adaptado para algum anime que você goste, é uma leitura altamente recomendada. E por falar em animes, embora seja tentador assistir o anime de Berserk, saiba que a maioria dos fãs concorda que essa série pertence somente aos mangás, que já ganharam duas adaptações animadas, que não foram muito bem recebidas ou bem-sucedidas.

 

‘Berserk’ é um mangá ambientado em tempos medievais com muitos elementos de fantasia, mas não deixe isso te enganar, pois é recheado de momentos sombrios, violentos e brutais, principalmente quando esses momentos envolvem o protagonista Guts, um espadachim mercenário. É uma excelente leitura e a arte de Kentaro Miura é de tirar o fôlego.

Apesar de ser uma série indiscutivelmente brilhante, ela não é recomendada como primeira leitura por vários motivos. Um deles é que se você gostar você definitivamente corre o risco de “queimar a largada” começando logo de cara pelo melhor mangá que você lerá, tirando a graça das próximas séries que você possa vir a ler. No entanto, o contrário também pode acontecer, e acabar sendo um mangá muito pesado, principalmente para leitores mais jovens ou que não conhecem o quão violento uma série como essa pode ser.

 

*Esta é uma página de autoria de TRECOBOX e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Conteúdos relacionados

rotativo