A Secretaria Nacional de e Defesa Civil reconheceu na quinta-feira (11) o decreto estadual de situação de emergência pelos incêndios florestais em 14 cidades de Mato Grosso do Sul, ou seja, 21 dias após o decreto estadual. A portaria com o reconhecimento foi publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.

Fica reconhecida a situação de emergência a partir desta sexta, quando a portaria foi publicada, nas cidades de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Negro, e Sonora. A portaria é assinada pelo secretário nacional Alexandre Lucas Alves.

Situação de emergência

Conforme coletiva dada no dia 21 de julho, quando foi feito o decreto, o tenente Moreira do Corpo de Bombeiros explicou que haverá monitoramento por 24 horas nas cidades em situação de emergência, com uso de 96 satélites e apoio do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desses satélites, há possibilidade de monitorar desde as áreas menores até as maiores.

“Um dos satélites monitora até chaminés e o outro consegue fazer uma varredura de até 100 hectares”, comentou. O monitoramento será integrado, com participação dos Bombeiros, Defesa Civil, e Imasul. A ocorrerá da seguinte forma: assim que o foco de calor for encontrado, as equipes entrarão em contato com o proprietário para questionar se o fogo é controlado e aplicar a notificação. Se não houver retorno do proprietário, as equipes poderão adentrar para realizar uma varredura.

Clima influenciou emergência

O meteorologista do Cemtec, Vinícius Sperling, explicou que há indicativo de chuvas abaixo do ideal, com volume entre 40 a 50% abaixo da média histórica entre julho, agosto e setembro. “Estamos há 100 dias com chuva abaixo da média. O estado está com uma seca de intensidade média em análise dos últimos 12 meses e, atualmente, todas as regiões estão com extrema seca, com exceção do extremo sul do estado”, pontuou.

De acordo com o prognóstico, não há previsão de chuva e as temperaturas podem chegar a 40ºC na região do Pantanal.

Inverno com calor de 33°C

Quase um mês desde o seu início, o inverno não tem causado o frio esperado em Mato Grosso do Sul. Historicamente, os meses entre maio e julho costumam ser os mais gelados, mas neste ano, faz calor de até 33°C no Estado.

Há um ano, Mato Grosso do Sul registrava uma geada com sensação térmica de -5°C. Em reportagem no mesmo mês, havia previsão de uma onda de frio com temperaturas de 3°C para o Estado.

Conforme o Instituto MetSul, divulgado pelo portal UOL, os dias têm sido mais quentes que o ‘normal' para a estação considerada a mais fria do ano. Isso tem acontecido devido a uma junção de fenômenos, que estão mantendo as temperaturas acima do habitual.