Secura e congestão? Confira 5 dicas para manter o nariz hidratado durante o inverno

Vapor facial pode ajudar a melhorar a condição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com as baixas temperaturas e a intensificação da estação seca é importante manter o nariz hidratado. Segundo especialistas, uma das causas mais comuns de secura nasal é: assoar o nariz com muita frequência, seja por causa de um resfriado ou alergias. O nariz seco também é comum entre pessoas que vivem em áreas com clima seco e que fumam tabaco ou maconha.

Outras causas para a secura incluem condições médicas, infecção, deficiências nutricionais e rinite atrófica crônica, uma inflamação nasal de longa data devido a uma causa desconhecida. Nariz seco também é um sintoma comum de certos medicamentos, como anti-histamínicos e descongestionantes usados para resfriados comuns ou alergias.

Diante disso, confira cinco dicas da Xlear, fabricante de produtos com base de xilitol, para manter o nariz hidratado:

  1. Pegue um lenço de papel, borrife água sobre ele e limpe o revestimento das narinas. Isso pode ajudar a prevenir ressecamento e irritação. Você também pode usar lenços umedecidos para bebês, que são projetados para limpar áreas sensíveis sem causar ressecamento.
  2. Além de usar a umidade do ar, certifique-se de ajudar seu corpo por dentro, mantendo-se hidratado. Beber muitos líquidos como água ou chá — especialmente se você ficar com o nariz seco durante um resfriado — pode ajudar a hidratar o nariz de dentro para fora.
  3. Coloque um umidificador no centro do quarto para aumentar a umidade do ambiente, o que pode aliviar as cavidades nasais.
  4. Um vapor facial também pode ajudar a aliviar a secura do nariz. Uma opção é colocar a cabeça em uma pia com água quente, mas os efeitos do vapor não duram muito.
  5. Use um spray nasal com xilitol para hidratar as passagens nasais. Além de ajudar a molhar o nariz, também pode limpar toda a poeira, sujeira e pólen. Eles também podem ajudar a aliviar o congestionamento.

Conteúdos relacionados

guga borba jornalista globonews chora trump