Embaixadora da Venezuela visita Dourados para reunião com prefeito e refugiados
Visita tem o objetivo de criar estratégias para os venezuelanos situados Dourados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria, se reuniu com autoridades do município de Dourados, na manhã desta quinta-feira (20), com objetivo de criar estratégias de regularização para os refugiados venezuelanos na cidade.
“A primeira situação é conhecer e escutar o que está acontecendo em Dourados. Moro em Brasília (DF), as realidades são diferentes. Queremos [governo da Venezuela] saber, quantos [refugiados] estão legais e os ilegais para criar uma estratégia com as autoridades”, disse ela, antes de entrar no CAM (Centro Administrativo Municipal) para agenda com o prefeito Alan Guedes (PP), secretariado e vereadores.
Também haverá uma reunião com líderes dos imigrantes venezuelanos, na intenção de realizar um ‘raio-x’ da situação que esses refugiados se encontram no município. O encontro está agendado para as 17h numa espécie de ‘casa apoio’ usada pelos refugiados. As conversas continuam amanhã (21/5).
Conforme o site Dourados News, a embaixadora também citou a intenção colher mais informações sobre os venezuelanos que vieram no início da Operação Acolhida, promovida pelo Governo Federal em 2018. De acordo com o ‘Mapa da Interiorização’, são 2.558 pessoas morando legalmente no município – o que mais recebeu venezuelanos no interior do Brasil -, atuando em vários setores como construção civil e indústria de transformação.
“É a primeira vez que a embaixada vem a Mato Grosso do Sul e eu precisava vir a Dourados. Há muitos venezuelanos que chegaram aqui desde a interiorização na Operação Acolhida para atuar em frigoríficos. Infelizmente uma nova imigração ocorreu de pessoas que não têm documentos. Então estou conhecendo de perto o que acontece”, relatou.
Ontem, Maria Teresa esteve em Campo Grande e se reuniu com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ao chefe do executivo Estadual, ela solicitou apoio para regularizar os imigrantes que entraram de forma ilegal no país e residem no Estado, além de ajuda em relação à segurança pública.
O receio da Embaixada é que os venezuelanos ilegais sejam aliciados por facções criminosas que atuam no Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.