Abril Indígena: Defensoria pública realiza webnário sobre cosmovisão Guarani e Kaiowá

Palestras serão proferidas por indígenas todas as sextas-feiras do mês
| 09/04/2021
- 13:25
Abril Indígena: Defensoria pública realiza webnário sobre cosmovisão Guarani e Kaiowá
Primeiro palestrante é Tonico Benites - Reprodução

A Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul inicia, na manhã desta sexta-feira (09), a programação do 'Abril Indígena', com webinário que tem participação das lideranças indígenas Tonico Benites e Anastácio Peralta e mediação dos defensores públicos Neyla Ferraira Mendes, Homero Lupo Medeiros e Débora Maria de Souza Paulino.

Para acompanhar ao vivo, basta acessar o link: https://youtu.be/ZedG6444q3M

Assim, a palestra desta sexta-feira (09) tem como tema Cosmovisão Guarani e Kaiowá, que será proferida por Tonico Benites, o palestrante possui graduação em pedagogia e mestrado e doutorado em Antropologia Social (UFRJ).

O convidado especial também apresentará a discussão Fogo Familiar: relações familiares – crianças e adolescentes.
 

A programação segue por todas as sextas-feiras do mês de abril com palestrantes indígenas.

Confira a programação:

Encontro do dia 16/04 - As reflexões do segundo dia de evento começam em torno da Religiosidade e conflitos com a palestrante Lúcia Pereira, mestra em Antropologia Social (UFGD).
Em seguida, Simone Eloy Amado, doutora em Antropologia Social pelo (UFRJ), discursará a respeito dos Territórios Etnoeducacionais.
O tema Educação - Acesso encerra a programação do segundo encontro virtual, com a apresentação do professor auxiliar da UFGD, Eliel Benites, que também tem mestrado em Educação (UCDB).

Encontro do dia 23/04 – Fernando da Silva Souza (Terena), que possui graduação em Administração Rural pelo Centro Universitário da Grande Dourados, abrirá o terceiro módulo de estudos com a questão da Saúde – Subsistema.
Logo depois, a Saúde Mental – crise e reflexos na violência doméstica será apresentada pela mestra em Integração Contemporânea da América Latina (UNILA), Clara Barbosa de Almeida.

Encontro do dia 30/04 – O último evento do webnário Abril Indígena discutirá o Papel da DPE na consolidação dos Direitos Indígenas, com o convidado especial Luiz Henrique Eloy Amado que é advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e tem pós-doutorado em Antropologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), de Paris.

Veja também

Representantes das Forças Armadas já discutem como realizar uma contagem paralela de votos nas eleições...

Últimas notícias