Mais de 10 milhões de dólares em perdas para o narcotráfico. Esse é o valor contabilizado pela (Secretaria Nacional Antidrogas) por meio da operação Nova Aliança, que conta com o apoio da brasileira, após cinco dias contínuos de ações aéreas e terrestres em áreas como Colo’o,  San Luis e  Departamento de Amambay.

A Nova Aliança é realizada em parceria com a Polícia Federal que cedeu helicópteros brasileiros para ajudar localização de roças de maconha. Até o momento, os contingentes antidrogas destruíram 95 hectares de plantações de maconha , bem como a destruição de 70 campos de narcotraficantes , usados ​​como bases de operações de cultivo e processamento da droga.

Segundo informações da Senad já foram detectados e eliminados 67 mil e 438 quilos de maconha pronta , que estavam armazenados em diversos acampamentos. A operação binacional pretende se estender por mais alguns dias na área do Departamento de Amambay.

Com isso, estima-se que no total pelo menos 352 toneladas de maconha foram retiradas de circulação , o que representou um golpe para as finanças e as ambições de lucro do narcotráfico de aproximadamente 10,5 milhões de dólares .

Com o apoio de helicópteros da PF, Paraguai já destruiu 350 toneladas de maconha em roças na fronteira
Agentes da Senad recolhem maconha em processo de secagem (Foto: Senad).