O crescimento no número de casos de coronavírus em está colocando pode provocar um colapso no sistema de saúde do município. A projeção é do próprio secretário estadual de Saúde, que cobrou mais empenho da administração municipal na gestão dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Resende também fez um apelo para que a secretaria municipal de Saúde de Dourados entre em entendimento com a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que está alegando falta de repasses de recursos. Ele inclusive pediu o apoio do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

“É preciso que o Município coloque no sistema do Ministério da Saúde, chamado SAIPS (Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde) as informações necessárias para a reabilitação dos 10 leitos de Covid que existiam no Hospital da Vida. Além disso, precisa articular a renovação do contrato que existia com o Hospital Santa Rita, para disponibilizar os leitos anteriormente existentes”, comentou Resende.

De acordo com secretário, Dourados conta hoje com apenas oito leitos no da UFGD ( Federal da Grande Dourados) e 10 leitos no Hospital Evangélico. “É um número muito pequeno e que será insuficiente para atender demandas que porventura vamos ter”, ressaltou.