Uma comitiva dos EUA virá a Mato Grosso do Sul entre os dias 10 e 28 de junho para uma inspeção sanitária em frigoríficos, anunciou em , a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A expectativa é de que MS volta a exportar carne in natura aos , após o embargo de 2017, durante a Operação Carne Fraca.

De acordo com a ministra, ainda não foram divulgados quais frigoríficos irão passar pela inspeção. Após análise da comitiva norte-americana, um relatório irá apontar se os frigoríficos, tanto de Mato Grosso do Sul, quanto de outros estados, poderão exportar a carne in natura. A comitiva vem ao País após Tereza Cristina ir junto com o presidente (PSL) aos Estados Unidos, no mês passado. “Não adianta o Brasil crescer em produção se não tiver mercado que não pode absorver”, disse a ministra.

Os Estados Unidos suspenderam a compra de carne in natura brasileira após a Operação Carne Fraca. O motivo do embargo foi uma reação da vacina contra febre aftosa, que pode causar uma lesão, que segundo os pecuaristas, é comum e não afeta a qualidade do produto.