A Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de realiza, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o Curso Preparatório para Apadrinhamento, voltado a quem deseja tornar-se padrinho de uma das crianças ou adolescentes que estão em instituições de acolhimento. O curso é gratuito, aberto a todos os maiores de 18 anos.

A capacitação, que integra as ações do Projeto Padrinho, oportuniza treinamento a pessoas que quieram oportunizar a jovens e crianças tuteladas em instituições o convívio em família e a criação de vínculos afetivos, seja enquanto aguardam pela adoção ou até mesmo a reinserção em sua família de origem.

O curso é necessário porque jovens e crianças do projeto, em geral, estão em situação de vulnerabilidade e por isso os padrinhos precisam de treinamento que apresente os diversos aspectos envolvidos na ação. Não há qualquer restrição em relação a gênero, credo, posição social, religião ou postura política, o que vale é amor e boa vontade.

O curso

O primeiro dia de curso ocorre no dia 12 de setembro, a partir das 19h30, no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, quando serão abordadas as questões jurídicas do apadrinhamento e quem são as crianças e adolescentes disponíveis. O encontro é conduzido pela juíza titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital, Katy Braun do Prado. Neste momento, o curso abordará os aspectos psicológicos cognitivos e desenvolvimento dos adolescentes.

No segundo dia, o curso avança para situações vivenciadas por estas crianças, tais como o rompimento e a construção de novos vínculos afetivos, projetos de vida e desligamento da instituição. No terceiro, por fim, o encontro trará reflexões como o papel social do apadrinhamento e as expectativas dos padrinhos.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis no Núcleo de Adoção do Fórum (Rua da Paz, 14) ou pelos telefones (67) 3317-3512, (67) 3317-3548 e (67) 3317-3551.