Santos reverte placar, mas é eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis
O Santos conseguiu bater o Cruzeiro, no Mineirão, de virada, por 2 a 1, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, mas saiu com gosto de derrota de Belo Horizonte após falhar na cobrança de pênaltis e ser eliminado com derrota por 3 a 0. O time mineiro vai encarar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Santos conseguiu bater o Cruzeiro, no Mineirão, de virada, por 2 a 1, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, mas saiu com gosto de derrota de Belo Horizonte após falhar na cobrança de pênaltis e ser eliminado com derrota por 3 a 0.
O time mineiro vai encarar na semifinal o vencedor da partida entre Palmeiras e Bahia, que acontece nesta quinta, às 19h15, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. No jogo de ida, em Salvador, os clubes ficaram no empate sem gols.
Para conseguir levar o duelo para os pênaltis, a equipe da Vila Belmiro precisou quebrar um jejum de dez jogos sem triunfar. Antes de bater os cruzeirenses a equipe somava quatro derrotas e seis empates.
A última vitória havia sido contra o Fluminense, pelo Brasileiro, no dia 13 de junho, antes da parada da competição para a Copa do Mundo.
O resultado também fez os paulistas quebrarem outro tabu: a última partida em que a equipe havia feito dois ou mais gols tinha sido na goleada sobre o Vitória por 5 a 2, pelo Brasileiro, na Vila Belmiro, no dia 3 de junho.
Os primeiros minutos do duelo já trouxeram um problema ao técnico do Santos, Cuca. Logo aos 6 minutos, Luiz Felipe sentiu a coxa esquerda e foi substituído por Gustavo Henrique. A alteração fez com que os paulistas ganhassem na jogada aérea, mas perdessem em qualidade nos lances de velocidade.
A mudança trouxe um contratempo para o time da Vila Belmiro, já que o Cruzeiro passou a aproveitar o lado direito do ataque. O lateral esquerdo Dodô tinha a missão de colar em Robinho. O meia, contudo, recuava para receber a bola no meio e trazia com ele a marcação do santista. Isso criou um buraco nas costas de Dodô, que foi muito bem aproveitado por Thiago Neves. Gustavo Henrique era obrigado a sair no combate do cruzeirense e levava a pior.
Foi por este lado que se iniciou o gol mineiro, anotado por Thiago Neves, aos 11minutos. Foi por ali também que os mandantes quase ampliaram aos 25, com Arrascaeta. O camisa 10 acertou a trave.
Quando corrigiu a marcação por aquele lado, o time comandado por Cuca conseguiu correr menos riscos e passou a ser pouco ameaçado.
A equipe agora precisaria buscar dois gols, mas mostrava dificuldade na saída de bola. O volante Renato, que costuma ser elogiado pela qualidade no passe, errou alguns e matou a chance de iniciar bons contragolpes. Já Rodrygo teve que vir buscar o jogo e fazer papel de meia em várias ocasiões.
Mesmo assim, os paulistas conseguiram achar a igualdade, aos 41 minutos. Dodô serviu Gabriel, pelo meio, na intermediária. O atacante dominou com liberdade e, de perna esquerda, chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Fábio, que não conseguiu evitar o gol.
Na etapa final, os problemas pelo lado esquerdo defensivo do Santos voltaram a se repetir e viraram o caminho para a Raposa voltar a criar situações de perigo. Na melhor delas, aos 9 minutos, Dedé carimbou o travessão após cobrança de escanteio.
Cuca, então, resolveu mudar a cara do time em campo. Colocou Jean Mota no lugar do inoperante Arthur Gomes. A entrada do camisa 3, mudou a disposição das peças em campo. Rodrygo veio jogar aberto pelo lado esquerdo do ataque, Bruno Henrique foi para o lado direito, enquanto Mota cuidou da armação.
A última cartada de Cuca foi a entrada de Daniel Guedes na vaga de Renato. Guedes passou a jogar na lateral direita, e Victor Ferraz ocupou o lugar deixado por Renato.
As alterações fizeram os paulistas sofrerem menos pressão, mas ainda era necessário buscar a virada.
E ela veio, aos 38 minutos, em bela jogada tramada pelo ataque visitante. Rodrygo recebeu passe de Gabriel na direita e cruzou para Bruno Henrique, de cabeça, mandar no ângulo direito de Fábio.
No final, ainda houve confusão porque o árbitro Rodolpho Toski encerrou o jogo no meio de um contra-ataque do Santos. Gabriel partia livre em direção à área do Cruzeiro. Cuca, desesperado, chegou a invadir o gramado. Na confusão, o goleiro Vladimir foi expulso.
Na decisão por pênaltis brilhou a estrela de Fábio. Ele pegou as cobranças de Bruno Henrique, Rodrygo e Jean Mota. Lucas Silva, Raniel, David converteram para o Cruzeiro.
CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Léo, Dedé, Egídio; Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves, Arrascaeta (David), Robinho (Rafinha); Barcos (Raniel). T.: Mano Menezes
SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe (Gustavo Henrique), Lucas Veríssimo, Dodô; Renato (Daniel Guedes), Diego Pituca, Rodrygo; Arthur Gomes (Jean Mota), Bruno Henrique, Gabigol. T.: Cuca
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Juiz: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Edilson (Cruzeiro), Gustavo Henrique, Bruno Henrique, Dodô (Santos)
Cartão vermelho: Vladimir (reserva do Santos)
Público/Renda: 43.464 pagantes/49.513 presentes/R$1.432.225,00.
Gols: Thiago Neves, aos 11min do primeiro tempo (Cruzeiro); Gabigol, aos 41min do primeiro tempo, e Bruno Henrique, aos 38min do segundo tempo
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Governo da Bolívia acusa apoiadores de Evo Morales de sequestro de 200 soldados
O ministério não identificou os grupos, nem explicou como os soldados foram sequestrados
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.