O MPF (Ministério Público Federal) enviou um documento à juíza federal Carolina Lebbos pedindo a negativa à visita da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) ao ex-presidente Lula (PT), encarcerado há duas semanas.

Dilma pretende visitar a superintendência da Polícia Federal em Curitiba nesta segunda-feira (23). O procurador regional Januário Paludo alega, entretanto, que segunda não é dia de visitas para Lula.

Januário também argumentou que as visitas de familiares “devem prevalecer em relação às de amigos”. O procurador já havia escrito que não é “viável” esticar dos horários de visita do ex-presidente.

Dilma protocolou o pedido para ver Lula na noite do último sábado (21). A ex-presidente alegou que a amizade entre os petistas é “fato público e notório”.

O MPF também pediu no documento entregue à Justiça de Curitiba que a defesa de Lula informe se ele deseja ver Dilma. O parecer deve ser analisado e julgado ainda nesta segunda-feira (23).

A juíza Carolina Lebbos, que analisará o pedido de visita de Dilma, já foi rígida quanto às visitas do ex-presidente. No início do mês, ela negou a visita de um grupo de governadores, petistas e aliados, que pretendiam ver Lula.