Negado, nesta segunda-feira (23), pedido de políticos que queriam visitar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em Curitiba. Durante a manhã, o MPF (Ministério Público Federal) se manifestou contrário ao pedido e a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, acatou o parecer. As informações são do G1.

Lula está preso desde o dia 7 de abril, na superintendência da PF (Polícia Federal, na capital paranaense. ‘Comissão Externa’ foi criada pela Câmara dos Deputados para verificar as condições do ex-presidente sob custódia da PF.

Entre os políticos que pretendiam visitar Lula estão a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o ex-senador Eduardo Suplicy, o ex-ministro Carlos Lupi e o deputado Paulo Pimenta (PT).

Para fundamentar o indeferimento, a magistrada considerou que um grupo de 11 senadores, membros da Comissão de Direitos Humanos já estiveram na superintendência da PF para verificar as condições em que Lula está detido e, diante disso, não há justificativa para nova visita.

A magistrada também já havia negado a visita ao senador Roberto Requião (MDB), outro grupo de parlamentares, além o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel.